MATO GROSSO
Festas devem injetar R$ 474 milhões na economia do Estado
MATO GROSSO
A poucos dias do Natal e Ano Novo, setores de comércio e serviços se preparam para a alta movimentação de clientes em busca artigos para presentes. Levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) aponta que pouco mais de R$ 474 milhões devem ser injetados na economia do estado impulsionados pelo período das festas de fim de ano.
Quase metade (48%) dos consumidores entrevistados deverão gastar cerca de R$ 500 nas compras. O crescimento na demanda é a oportunidade ideal para que os empresários reforcem seus estoques com novas tendências para capitalizar no momento mais quente para o comércio. As lojas localizadas no centro devem ser as mais beneficiadas: aproximadamente 58% da população farão suas compras nas áreas mais movimentadas.
Outros 14,1% pretendem comprar via e-commerce, seguido das lojas em shoppings centers, com 13,5%. O comerciante Roberto Peron, proprietário da loja Mercadão da Malha, na região central da capital, projeta aumento de 5% no faturamento em relação ao ano anterior.
“A busca por produtos no início do mês foi muito grande, o que nos traz muito otimismo. Além disso, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário na próxima semana – dinheiro que, costumeiramente, é totalmente destinado para as compras -, a tendência é que o fluxo seja ainda mais intenso na véspera do Natal”.
Roupas, acessórios, brinquedos e eletroeletrônicos devem ser os produtos mais requisitados pelos mato-grossenses, indica a pesquisa. Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito segue sendo o meio mais utilizado na hora das compras, usado por 6 em cada 10 consumidores. Em seguida, aparecem o Pix (21,6%), dinheiro (6,6%) e cartão de débito (6%).
VAREJO EM ALTA
Boletim divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 6 das 8 atividades do comércio varejista números positivos de vendas na passagem de setembro para outubro de 2024, totalizando alta de 0,4%. De acordo com o analista Cristiano Santos, responsável pelo estudo, o mercado de trabalho aquecido é o principal fator para fomentar o consumo. “A massa de rendimento e o número de pessoas ocupadas cresceram.
Por outro lado, alguns outros fatores reduzem esse estímulo, como o crédito à pessoa física -que estava crescendo, mas recuou com a escalada da taxa de juros – e a inflação – que teve impacto negativo no varejo em outubro decorrente do aumento nos preços da alimentação no domicílio, o que reduziu o desempenho do setor de supermercados”.
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
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