MATO GROSSO
Festas devem injetar R$ 474 milhões na economia do Estado
MATO GROSSO
A poucos dias do Natal e Ano Novo, setores de comércio e serviços se preparam para a alta movimentação de clientes em busca artigos para presentes. Levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) aponta que pouco mais de R$ 474 milhões devem ser injetados na economia do estado impulsionados pelo período das festas de fim de ano.
Quase metade (48%) dos consumidores entrevistados deverão gastar cerca de R$ 500 nas compras. O crescimento na demanda é a oportunidade ideal para que os empresários reforcem seus estoques com novas tendências para capitalizar no momento mais quente para o comércio. As lojas localizadas no centro devem ser as mais beneficiadas: aproximadamente 58% da população farão suas compras nas áreas mais movimentadas.
Outros 14,1% pretendem comprar via e-commerce, seguido das lojas em shoppings centers, com 13,5%. O comerciante Roberto Peron, proprietário da loja Mercadão da Malha, na região central da capital, projeta aumento de 5% no faturamento em relação ao ano anterior.
“A busca por produtos no início do mês foi muito grande, o que nos traz muito otimismo. Além disso, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário na próxima semana – dinheiro que, costumeiramente, é totalmente destinado para as compras -, a tendência é que o fluxo seja ainda mais intenso na véspera do Natal”.
Roupas, acessórios, brinquedos e eletroeletrônicos devem ser os produtos mais requisitados pelos mato-grossenses, indica a pesquisa. Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito segue sendo o meio mais utilizado na hora das compras, usado por 6 em cada 10 consumidores. Em seguida, aparecem o Pix (21,6%), dinheiro (6,6%) e cartão de débito (6%).
VAREJO EM ALTA
Boletim divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 6 das 8 atividades do comércio varejista números positivos de vendas na passagem de setembro para outubro de 2024, totalizando alta de 0,4%. De acordo com o analista Cristiano Santos, responsável pelo estudo, o mercado de trabalho aquecido é o principal fator para fomentar o consumo. “A massa de rendimento e o número de pessoas ocupadas cresceram.
Por outro lado, alguns outros fatores reduzem esse estímulo, como o crédito à pessoa física -que estava crescendo, mas recuou com a escalada da taxa de juros – e a inflação – que teve impacto negativo no varejo em outubro decorrente do aumento nos preços da alimentação no domicílio, o que reduziu o desempenho do setor de supermercados”.


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO7 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage