Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Filme sobre culturas e identidades ciganas está em fase final de produção

Publicados

MATO GROSSO

O curta metragem ‘Caminhos Ciganos’, selecionado no Edital Audiovisual 2021, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Mato Grosso, está em fase final de produção e deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

O filme traz uma abordagem sobre culturas e identidades ciganas do Brasil, Portugal e França, frutos de uma viagem do diretor Aluízio de Azevedo, que é da etnia Calon.

O diretor conta que a viagem de produção do curta metragem também foi uma busca pelo fortalecimento de sua identidade e ancestralidade. Percorrendo comunidades, conviveu com personagens e cotidianos, vivenciou manifestações culturais, modos de vida e tradições, além de captar as emoções dos encontros de pessoas que vivem em países diferentes e separadas por muito tempo.

“O filme traz uma narrativa poética e intimista. Em 2017, percorremos inúmeras cidades, cruzamos e conversamos com personagens marcantes que encantam pela visão, sabedoria e simplicidade. Nas conversas, eles contam como acontecem suas relações com os não-ciganos, a hibridação e/ou a manutenção das identidades”, pontua.

Após o lançamento, o projeto deve iniciar um circuito de exibições presenciais para as comunidades ciganas que participam, nos municípios de Tangará, Rondonópolis e Cuiabá. Também conta a criação de uma plataforma digital para divulgar informações do filme.

Leia Também:  VÍDEO: Fica proibido músicas de conotação sexual em escolas

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  VÍDEO: Menor aparece com dupla antes de ser morto perto da Rodoviária de Cuiabá

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA