MATO GROSSO
FIT Pantanal 2025 será realizada em junho e promete superar expectativas com foco no turismo sustentável
MATO GROSSO
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), edição de 2025, será realizada nos dias 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As datas foram confirmadas durante o lançamento da feira, na manhã deste sábado (24), durante o “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil”, no Sesc Arsenal. A FIT Pantanal é realizada pelo Sistema Comércio de Mato Grosso – Fecomércio, Sesc, Senac e IPF (Instituto de Pesquisas e Análise da Fecomércio) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
O presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, em sua fala na solenidade de lançamento da FIT Pantanal 2025, ressaltou que a expectativa para o evento do próximo ano é ambiciosa. “Queremos superar os 300 expositores da edição de 2024 e atrair mais de 65 mil visitantes. Além disso, a realização deste evento movimenta não apenas o turismo, mas também a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes, e comércios de Cuiabá e Várzea Grande”, completou.
Para a edição de 2025, a FIT Pantanal terá como tema central o desenvolvimento econômico, social e sustentável, sempre priorizando as atividades turísticas diversificadas presentes nos três biomas de Mato Grosso (Amazônia, Cerrado e Pantanal), e na região do Araguaia.
Com isso, os pontos de destaque serão o turismo rural e a agricultura familiar, que vem atraindo e agradando o público nas últimas edições, com os diversos serviços e produtos oferecidos.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério do Turismo destacou que 64% dos brasileiros, ao escolherem seus roteiros turísticos, preferem destinos menos movimentados. “Esse dado reforça a importância de eventos como a FIT Pantanal, que destaca as belezas naturais de Mato Grosso, oferecendo destinos tranquilos e acessíveis, que encantam tanto os moradores do estado quanto turistas de todo o Brasil”, enfatizou José Wenceslau.
De acordo com uma pesquisa internacional, divulgada este mês no Global Travel Market Report da Phocuswright, uma empresa de análises dos EUA, o Brasil está entre os 15 maiores mercados de viagem do planeta, tendo recebido 5,9 milhões de estrangeiros em 2023.
“Isso demonstra o nosso imenso potencial para atrair ainda mais visitantes estrangeiros também para o nosso estado”, completou o presidente do Sistema Comércio, que ainda agradeceu a parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedec-MT, à Secretaria de Agricultura Familiar, ao Sebrae e aos demais parceiros do evento.
Para 2025, a grande novidade na FIT Pantanal ficará por conta do espaço que será destinado ao público jovem e às famílias, com atividades de interação, buscando atrair cada vez mais as novas gerações e a integração familiar, por meio do turismo.
Além disso, para a edição do próximo ano, haverá a ampliação das exposições em auditórios e pavilhões. Rodadas de negócios nacionais e internacionais, de forma presencial, serão promovidas pelo Sebrae, parceiro da FIT Pantanal.
O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, falou sobre a importância do momento para o turismo de Mato Grosso. “Como é bom ver o Sesc Arsenal, esse patrimônio da nossa cidade ocupado nessa manhã de sábado. E como é bom estar com esse Feirão do Turismo, trazendo desconto, trazendo oportunidades, para a gente conhecer aquilo que é nosso, conhecer aquilo que é seu. Aqui, reflete claramente o momento atual do turismo, um momento de união. Não tem como falar do desenvolvimento do Estado sem o turismo. É a cadeia que emprega, é a cadeia que desenvolve outros setores e transforma as cidades”, enfatizou.
O evento contou com a presença da deputada federal Gisela Simona, do deputado estadual Carlos Avalone, da diretora superintendente do Sebrae, Lélia Brun, do presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, e a ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jaci Proença.
Feirão do Turismo
O lançamento da FIT Pantanal 2025 abriu o evento Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, realizado no Sesc Arsenal, durante todo o sábado.
Os visitantes puderam adquirir passeios e pacotes turísticos de Mato Grosso, e outros destinos, para o período de baixa temporada, com descontos. Ao todo, 20 expositores estiveram presentes. Também foi possível adquirir pacotes de forma on-line, de empresas com o selo “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil”. O evento, que em Mato Grosso se deu com a adesão da Sedec à iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), ocorreu simultaneamente em 14 capitais do país e de forma virtual.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL4 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS1 dia atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS1 dia atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama