MATO GROSSO
Força Tática prende mulher com arma escondida em carro em Rondonópolis
MATO GROSSO
Policiais militares da Força Tática do 4º Comando Regional prenderam em flagrante uma mulher de 27 anos por porte ilegal de arma de fogo, na noite desta quinta-feira (19.10), em Rondonópolis. Com a suspeita, a PM apreendeu um revólver carregado com cinco munições.
Durante patrulhamento pelo bairro Vila Mineira, por volta de 23h, a equipe da Força Tática abordou um veículo Ford KA branco, estacionado em um local suspeito. Na abordagem, os policiais encontraram uma mulher no banco de condutor e um homem como passageiro. Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Já dentro do carro, os militares localizaram um revólver calibre . 38, escondido no veículo.
Questionada sobre o que fazia no local, a mulher não deu informações. Sobre a arma de fogo, a suspeita disse que o objeto seria de sua propriedade, mas não apresentou documentos de porte.
O homem que estava na abordagem foi liberado após ser constatado não ter envolvimento com o crime.
A suspeita recebeu voz de prisão e foi conduzida para a Delegacia de Rondonópolis para registro da ocorrência e demais providências.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.