MATO GROSSO
Gefron, Força Nacional e PF apreendem quase meia tonelada de cloridrato de cocaína
MATO GROSSO
Três pessoas foram presas. Também foram apreendidos três veículos e duas armas de fogo. A estimativa de prejuízo ao crime é de R$ 10,6 milhões. Em 11 dias, esta é a quarta grande apreensão de drogas registrada na região de fronteira, ultrapassando 1,8 tonelada de cocaína retiradas de circulação.
De acordo com o coordenador do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho, a ocorrência teve início a partir de uma denúncia anônima informando que na Serra de Santa Bárbara estava havendo uma movimentação estranha de pessoas e carros.
“Essa informação foi investigada pela Inteligência do Gefron junto com a Polícia Federal e, nesta segunda-feira, determinamos que as equipes deslocassem para o local, onde foi feita uma varredura e encontrados 15 fardos contendo cloridrato de cocaína”, disse.
Todo o material e os suspeitos, sendo um administrador e um tratorista, de 33 e 32 anos respectivamente, e uma auxiliar de padaria, de 39 anos, foram encaminhados para Polícia Federal em Cáceres para continuidade das investigações.![]()
Outras apreensões
No dia 18 deste mês, também em Vila Bela da Santíssima Trindade (421 km ao Oeste de Cuiabá), o Gefron, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro apreenderam outros 15 fardos contendo 485,3 kg também de cloridrato de cocaína. A apreensão aconteceu durante a Operação Hórus – Guardiões das Fronteiras.
Antes, no dia 14 deste mês, as forças de segurança estadual e federal, com apoio da Polícia Militar (PM) de Rondônia, retiraram de circulação 384 kg de cocaína, nas proximidades de uma pista de pouso, localizada no município de Pimenteiras do Oeste (RO).
Já no sábado passado (22.04), foram apreendidos 492,8 quilos de cloridrato de cocaína, em Brasnorte (580 km a noroeste de Cuiabá). Também nesta ocorrência a apreensão foi realizada após o recebimento de uma denúncia anônima feita ao 0800-646-1402 dando conta sobre um possível carregamento escondido próximo a pista de pouso localizada em uma área rural da cidade.
De posse das informações, o Grupo Especial solicitou apoio do 7º Comando Regional da Polícia Militar de Tangará da Serra, que enviou uma equipe de Força Tática para o local indicado e iniciando as buscas até a chegada das equipes do Gefron e da Polícia Federal. Durante as buscas, foram encontrados 15 fardos contendo 492,8 kg de cloridrato de cocaína.
As apreensões fazem parte do esforço conjunto e integrado das forças de segurança envolvidas para a repressão ao narcotráfico interestadual e internacional.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.