Eleições 2022
Gilberto Figueiredo apoia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
MATO GROSSO
Em 2022, cobertura da segunda dose da Tríplice Viral está em 25% em Mato Grosso; ex-secretário estadual de saúde convoca população para checar cadernetas de vacinação e colocar as doses em dia.
O ex-secretário de estado de saúde de Mato Grosso e candidato a deputado estadual, Gilberto Figueiredo (UB), faz um alerta sobre a importância da Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite, que vai até o próximo dia 30 de setembro. O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Gilberto também adverte a população para a necessidade da segunda dose da vacina contra a Tríplice Viral para crianças, jovens e adultos. Segundo levantamento do Estado, a cobertura da segunda dose da Tríplice Viral está com um percentual baixo de adesão.
“O público infantil é primordial para a imunização e é necessário o engajamento dos pais e responsáveis. Mato Grosso registra apenas 25% de cobertura da segunda dose da tríplice e esse cenário não é bom. Tenho certeza que os secretários municipais estão trabalhando muito para a ampliação dessa cobertura”, disse Gilberto Figueiredo.
“Há outros imunizantes, como o da poliomielite, com performances sofríveis e precisamos melhorar esses indicadores. Muitas doenças foram erradicadas por meio da vacinação e essa é a forma mais eficaz de prevenir uma série de doenças que trazem muito risco. Não podemos permitir que a paralisia infantil, causada pela poliomielite, volte a ser um problema de saúde pública”, reforçou.

Figueiredo destaca as ações do Governo de Mato Grosso por meio do programa Imuniza Mais MT para aumentar o índice de vacinação junto à população contra as doenças que dispõem de imunobiológicos, de maneira que o Estado alcance as metas das campanhas estipuladas pelo Ministério da Saúde, premiando municípios com boas performances na imunização. “Enquanto secretário de estado de Saúde, sempre defendi e incentivei a vacinação, tanto que implementamos o programa Imuniza Mais MT, que premia as boas performances na área da imunização”, frisou.
O programa prevê a realização de ações de diversas naturezas, como investimento em infraestrutura e logística, capacitações, regulamentação de legislação, repasse de incentivo financeiro, comunicação e mídia.
Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha, bem como a da Poliomielite Oral ou Inativada e da Tríplice Viral.
Fonte: Eleições 2022
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.