MATO GROSSO
Governador destaca que “nunca antes na história” Cuiabá recebeu tantos investimentos do Estado
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes destacou os robustos investimentos do Governo do Estado em Cuiabá, que hoje completa 305 anos de história.
Em entrevista para a rádio Jovem Pan Cuiabá, nesta segunda-feira (08.04), Mauro citou as principais obras que estão sendo feitas na Capital, em todas as áreas.
Somente nos eixos de Infraestrutura, Saúde, Educação e Social, os investimentos superam a faixa dos R$ 3,3 bilhões.
“Só nos dois grandes hospitais que estamos fazendo, o Júlio Muller e o Hospital Central, são R$ 500 milhões. O Adauto Botelho está em obras, a Rede de Frios foi reformada, o Lacen, que é o Laboratório Central foi entregue, o Hemocentro em obras, o Cridac também. Todos os equipamentos do Governo do Estado, na área de saúde, estão em eforma e ampliação. Nunca na história, Cuiaba recebeu tantos investimentos”, pontuou.
Mauro registrou que Cuiabá também terá o sistema BRT, dando fim a um transtorno que começou já nos preparativos da Copa de 2014, além de outras obras que vão melhorar a mobilidade urbana dos cuiabanos.
“Estamos tocando as obras do BRT e temos mais 10 bairros recebendo asfalto diretamente do Estado. Terminamos a Avenida Parque do Barbado e agora estamos fazendo o prolongamento. Vamos começar agora aquela trincheira ali da Miguel Sutil com a Avenida do CPA, e vai ter uma outra trincheira também ali na entrada da Arquimedes Pereira Lima, naquela chamada Estrada do Moinho, que vai duplicar a saidinha ali dentro do bairro. Vamos fazer um outro viaduto ali na passagem para melhorar o trânsito, na saída daquela trincheira do Atalaia. Então teremos várias modificações no trânsito”, citou.
Na Educação, o governador adiantou que novas escolas serão entregues nos próximos meses. Até o momento, mais de R$ 340 milhões já foram investidos para manutenção e modernização das unidades em Cuiabá, com estrutura e material didático igual ou melhor que de escolas particulares.
“Vamos entregar, nos próximos meses, mais cinco escolas novas, de altíssima qualidade. Tenho certeza que a população vai se orgulhar. Vocês vão ficar de queixo caído com a qualidade das escolas que nós estamos entregando e reformando”, afirmou.
Para Mauro, uma das obras mais importantes para Cuiabá será o Parque Novo Mato Grosso.
“No final deste ano ou no início do próximo, nós já devemos ter o primeiro equipamento entregue, que vai ser a área de shows, onde a obra está mais adiantada. Vai ser uma belíssima área de shows, de eventos, que vai comportar mais de 100 mil pessoas, com um palco definitivo, banheiros definitivos, uma estrutura espetacular. Nesse parque, nós vamos ter 15 mil vagas de estacionamento”, salientou.
De acordo com o governador, o parque vai ser o maior espaço multieventos da América Latina, potencializando o Turismo.
“Será um parque tão completo que vai ter vários equipamentos esportivos e centros de eventos. É algo que vai ficar para a história e vai potencializar muito o turismo, a área de shows, de eventos aqui na baixada cuaiaban, consagrando uma nova atividade econômica aqui da nossa capital”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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