Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governador e ministro da Educação firmam parceria para retomada de obras e inauguram novas unidades

Publicados

MATO GROSSO

O governador Mauro Mendes recebe nesta quinta-feira (25.05) o ministro da Educação, Camilo Santana, para assinar parceria para retomada de obras de escolas da Educação Básica, em diversos municípios do Estado.

A cerimônia ocorre às 13h30, no Palácio Paiaguás, com a presença de prefeitos e outras autoridades. Eles atenderão a imprensa após o evento.

Na sequência, os gestores seguem para Rondonópolis para inaugurar o Centro Municipal de Educação Infantil “Carlos Alberto de Carvalho”, às 16 horas, e o Centro de Saúde da Universidade Federal de Rondonópolis, previsto para 17h30.

Confira a programação

Cuiabá
13h30 – Assinatura do Pacto pela retomada de obras da Educação Básica em Mato Grosso – Local: Palácio Paiaguás

Rondonópolis
16h – Inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil “Carlos Alberto de Carvalho” – End: Rua Membira, Quadra nº 02, Loteamento Rosa Bororó – Bairro Rosa Bororo
17h30 – Inauguração do Centro de Saúde da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – End: Av. dos Estudantes, 5055 – Cidade Universitária

Leia Também:  Agricultores do Distrito de Aguaçu aprendem sobre áreas degradadas e recebem mudas para plantio

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Agricultores do Distrito de Aguaçu aprendem sobre áreas degradadas e recebem mudas para plantio

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA