MATO GROSSO
Governador lança programa para estudantes terminarem ensino médio “já qualificados para o mercado”
MATO GROSSO
O lançamento ocorreu durante a entrega da reforma da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza, no bairro CPA IV, em Cuiabá. Um investimento de R$ 4,7 milhões do Governo do Estado.
Mauro Mendes afirmou que o programa vai garantir a qualificação profissional dos estudantes antes mesmo de saírem do Ensino Médio.
“Além de entregar a requalificação deste ambiente escolar para mais de 1.300 alunos, com uma série de melhorias de infraestrutura e tecnologia, estamos celebrando essa parceria que vai garantir a qualificação dos jovens. Os estudantes poderão ter, além do ensino médio regular, trilhas de capacitação voltadas para o setor comercial. Vão terminar o segundo grau qualificados para o mercado de trabalho”, destacou o governador.
Ao todo, serão ofertadas 60 turmas que capacitarão 600 estudantes em cinco escolas estaduais – três delas em Cuiabá e duas em Várzea Grande. A carga horária total é de 1.200 horas, que serão divididas em 400 horas anuais ao longo do Ensino Médio.
Entre os cursos profissionalizantes ofertados estão design, gestão de negócios, elaboração de aplicativos e criação de games.
O governador enfatizou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado na educação buscam garantir bons resultados para a sociedade mato-grossense no futuro.
“O governo tem investido fortemente em alguns pilares importantes da educação para que no médio e longo prazo possamos colher bons resultados. Hoje, a infraestrutura passa por uma grande requalificação no Estado inteiro. Estamos construindo escolas com um excelente padrão de qualidade, recuperando aquelas que há muitos anos, talvez muitas décadas, não tinham um padrão de qualidade adequado”, concluiu.![]()
Também estiveram no evento: o senador Wellington Fagundes; os deputados federais Abílio Brunini e coronel Fernanda; o deputado estadual Carlos Avalone; os vereadores por Cuiabá Dilemário Alencar e Felipe Corrêa; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Alan Porto (Seduc), César Roveri (Segurança) e Basílio Bezerra (Seplag); o presidente do Intermat, Francisco Serafim; e o presidente da Fecomércio, Wenceslau de Souza Júnior.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.