MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso atende moradores de Jangada em Mutirão da Cidadania
MATO GROSSO
O evento contou com orientação do programa Ser Família sobre o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico); com a equipe da Tecnologia e Informação da Setasc, orientando sobre o uso do aplicativo MT Cidadão para emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA); do Procon, orientando sobre os direitos da mulher consumidora e provedora do lar; além dos técnicos do projeto Ônibus Lilás que promoveram palestras e atendimento psicoassistencial individualizado, com o objetivo de prevenir a violência doméstica.
Segundo a secretária interina de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, o intuito do Mutirão é levar cidadania à população com diversos serviços, juntamente com o projeto Ônibus Lilás.
“Agradeço a presença de todos neste mutirão. É mais um município da Baixada Cuiabana que estamos visitando neste mês da mulher, trazendo um pouco da Secretaria de Assistência Social do Estado. Estão aqui o Kennedy, que é secretário adjunto de Direitos Humanos e a Marilene, secretária adjunta de Cidadania com todas essas ações para vocês. Elas foram idealizadas pela nossa primeira-dama, Virginia Mendes, junto com a nossa equipe para trazer um pouco de cidadania e discutir a situação da mulher. Espero que seja um dia muito proveitoso e que possa agregar várias coisas na vida de cada um”, disse a secretária.
Na oportunidade, a secretária Grasielle ainda destacou o Programa SER Família, como sendo o maior programa social na história do Estado de Mato Grosso, cuja licitação para a contratação da empresa responsável pela administração dos cartões do programa se encontra na fase de análise de documentos.
“A licitação está nos trâmites jurídicos para análise e concomitantemente a isso, estamos fazendo a análise dos cadastros das famílias. Pedimos a colaboração de todas as secretarias municipais de Assistência Social, para que continuem com a visita ativa para que o programa SER Família realmente chegue para a população que mais precisa. O Governo Federal, junto com os governos estaduais e os municípios estão nessa busca da atualização do Cadastro Único, para que realmente todos os programas sociais cheguem àquela população mais vulnerável”, afirmou.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, ressaltou o desejo da primeira-dama do Estado em fortalecer a rede de proteção às mulheres com o projeto Ônibus Lilás dentro do município de Jangada.
“É muito importante enfatizar a rede de proteção dentro do município de Jangada. O intuito da primeira-dama Virginia Mendes é trazer esses serviços e fortalecer a rede local, unindo com a rede de proteção estadual. Nós temos hoje o número de telefone 180 para receber denúncia contra violência doméstica, o CRAS, o CREAS, as secretarias de assistência social, a Patrulha Maria da Penha e a própria delegacia de Defesa da Mulher. São todos locais que fazem parte da rede de proteção municipal e consequentemente estadual, para aquela mulher que sofre algum tipo de violência”, disse.

Para a secretária municipal de Assistência Social de Jangada, Marcela Mendes da Silva, é muito importante ter essa parceria com o Governo de MT, porque só quem ganha é a população jangadense.
“O trabalho da equipe do Ônibus Lilás ensina que nós não podemos lutar pelas nossas mulheres apenas no mês de março. Como a nossa primeira-dama disse, temos que lutar todos os dias. E isso é muito bom ter aqui no município, ter todos esses serviços ofertados pelo Governo do Estado. Nós agradecemos muito a primeira-dama, Virginia Mendes, pela parceria com Jangada. Agradecemos pelo programa SER Família que é muito importante para as famílias vulneráveis”, afirmou.
A moradora de Jangada Flaviana Maria da Silva Fontoura, que é dona de casa, foi ao mutirão em busca do serviço de plastificação de documentos para os quatro filhos menores. “Fui bem atendida e consegui fazer os serviços que precisava para os meus filhos”, comentou a moradora.
Outra beneficiária do mutirão, Leila Barbosa, solicitou serviços como a segunda via da certidão de nascimento do seu filho, atualização do Cadastro Único Nacional e o exame oftalmológico.

“Fiquei muito feliz com esse mutirão. Estou muito satisfeita com os serviços que estão dando. Consegui atualizar o meu cadastro, porque ainda estava o endereço de outro município onde eu morava”.
O Mutirão de Cidadania do Governo de Mato Grosso estará nesta quinta-feira (23) no município de Rosário Oeste, realizando os mesmos serviços gratuitos aos moradores. O atendimento será na Escola municipal Quintina Maria de Oliveira, no centro do município, das 8 às 17 horas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.