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Governo de MT apresenta potencialidades do agronegócio a banco indiano

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O Governo de Mato Grosso apresentou, nesta semana, as potencialidades do agronegócio mato-grossense, as oportunidades de investimentos e os benefícios da operação no Estado para gestores do Banco Nacional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Índia (Nabard).

A comitiva indiana, formada pelo gerente geral do Nabard, Shri Monomoy, o vice-gerente geral, Shri Ramlingam Kashinathan, e o gerente distrital de desenvolvimento do Nabard, Turnal Tukaram Fulzele, esteve em visita técnica em Mato Grosso nesta quinta e sexta-feira (02 e 03.05).

Os gestores foram recebidos pelo vice-governador Otaviano Pivetta, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, e o secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos da Sedec, Anderson Lombardi. Também participou das reuniões o presidente interino da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sérgio Antunes.

O secretário César Miranda avaliou que a visita técnica é resultado da missão realizada na Índia em novembro de 2023, liderda pelo governador Mauro Mendes.

“Estivemos na Índia buscando abrir novas portas para investimentos e entender a dinâmica de negócios indianos, e hoje eles buscam entender a nossa dinâmica. As atividades realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, em conjunto com as federações e a iniciativa privada, têm colocado Mato Grosso no radar do mundo”, afirmou o secretário.

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Na sexta-feira (03), a Sedec apresentou as operações das fábricas de processamento de aves União Avícola e de laticínios Marilac, no município de Nova Marilândia, à comitiva indiana.

Na oportunidade, o gerente-geral chefe do Nabard pontuou a importância de conhecer o processamento de aves congeladas da União Agrícola.

“Na Índia, o mercado de produtos naturais é predominante. Aos poucos a cultura vem mudando, inserindo-se o consumo de produtos congelados como os cortes de aves, algo que ainda é pequeno. Precisamos estar atentos à possibilidade desse mercado que ainda irá crescer no país”, disse.

Conforme o gestor, o banco indiano atua fomentando pequenos produtores e presta consultoria de investimentos para seus clientes. Desta forma, o estreitamento de laços e a troca de conhecimento entre a Índia e Mato Grosso caminham para o fortalecimento das relações comerciais, seja com o fomento econômico ou com a tecnologia agrícola.

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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