MATO GROSSO
Governo de MT entrega viaturas e implanta novo sistema balístico na Politec
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso entrega, na tarde desta quarta-feira (19.04), 18 novas viaturas para a Perícia Oficial e Identificação Técnica, sendo 10 para transporte de cadáveres (rabecões) e oito caminhonetes para perícias de criminalística para a Capital e o interior do Estado.
A solenidade também marca a entrega dos Sistemas de Indexação Balística (SIB) e a integração do Estado de Mato Grosso ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), que possibilita a comparação dos elementos de munição (projéteis e estojos) armazenados no Banco Nacional de Perfis Balísticos.
A utilização do Sinab em Mato Grosso irá ampliar a capacidade de análise e obtenção de resultados conclusivos em perícias de confrontos balísticos e auxiliará na identificação de suspeitos de crimes cometidos com armas de fogo, como roubos e homicídios.![]()
O sistema é o mesmo utilizado pela Polícia Federal e está entre os mais avançados do mundo, sendo utilizado pelas forças de segurança de mais de 80 países, entre os quais o FBI dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Dinamarca, Escócia, Reino Unido, Noruega e Suécia, além da Interpol (International Criminal Police Organization).
As aquisições são resultantes do investimento de R$ 14,4 milhões, dos Governos Estadual e Federal. Já as viaturas, que serão entregues às unidaes nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Nova Mutum, Juína, Tangará da Serra, Água Boa, Confresa, Cáceres e Pontes e Lacerda, receberam investimento de R$ 4,9 milhões.
Serviço
Governo entrega viaturas e implanta novos sistemas na Politec
Data: quarta-feria (19.04)
Horário: 16h
Local: sede da Politec, na Av. Gonçalo Antunes de Barros, nº 3245, Carumbé, Cuiabá-MT
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.