MATO GROSSO
Governo de MT intensifica ações voltadas para a qualidade de vida dos servidores
MATO GROSSO
O Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta quinta-feira, 7 de abril, data que coincide com a de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e que tem o intuito de conscientizar e propor à população reflexões sobre a qualidade de vida. O governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), tem intensificado cada vez mais as ações voltadas para os cuidados com a saúde dos servidores.
Através do programa “Ação Vida Saudável” realizou ao longo desses três anos uma série de projetos que fomentam a cultura da atenção para temas relacionados à saúde do corpo e da mente, buscam a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e a obesidade e estimulam o poder do hábito como estratégia para se alcançar o bem-estar.
“Como órgão central de gestão de pessoas do Estado, a Seplag sempre busca expandir para as outras secretarias as ações aqui desenvolvidas. Além de prezar pela saúde do servidor, todas essas ações ajudam a evitar que eles se afastem do trabalho”, destacou o titular da pasta, Basílio Bezerra.
Confira as principais iniciativas da Seplag e como ter acesso aos conteúdos.
Ginástica Laboral: Consiste na prática de exercícios para se fazer no ambiente de trabalho. Também conhecida como ginástica de pausa, ela pode ser feita antes, durante ou no final da jornada de trabalho. Confira as videoaulas no canal da Seplag-MT no YouTube.
Treino Funcional: É um método baseado em movimentos do cotidiano, como levantar, agachar, puxar ou empurrar. O objetivo desses exercícios é fortalecer, definir, melhorar a flexibilidade e aumentar a resistência e o equilíbrio corporal para os movimentos do dia a dia. Confira as videoaulas no canal da Seplag-MT no YouTube.
Mindfulness: Traduzido para o português, mindfulness significa atenção plena. Nesta prática as videoaulas ensinam, por meio do controle da respiração, a manter o foco, a superar as pressões do dia a dia, o estresse, o cansaço, a falta de concentração e as dificuldades nas relações interpessoais. Confira as videoaulas no canal da Seplag-MT no YouTube.
Ativa Servidores: Trata-se de aulas de iniciação nas modalidades de voleibol e futsal, com objetivo de ensinar fundamentos básicos e condicionamento físico para a prática destas modalidades. O projeto foi implementado, a princípio, para os servidores da Seplag e posteriormente serão abertas vagas para outras secretarias.
Pesagem Mensal: Consiste em auxiliar os servidores no automonitoramento do peso ao realizar, mensalmente, o exame de bioimpedância que mede, entre outras coisas, a quantidade de gordura corporal da pessoa. Também tem como objetivo incentivar hábitos nutricionais mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas. Projeto-piloto em execução na Seplag.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.