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Governo de MT investe R$ 10,7 milhões em intercâmbios para estudantes de escolas estaduais

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O Governo de Mato Grosso investe R$ 10,7 milhões no Programa MT no Mundo levou 100 estudantes para a Inglaterra neste ano e irá oportunizar a experiência para uma nova turma, em 2024. A ação desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) consolida a Política Educacional de Línguas Estrangeiras, uma das 30 políticas que compõem o Plano Educação 10 Anos e buscam colocar a rede estadual de ensino entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.

O programa de intercâmbio tem duração de três semanas e, durante a estadia, cada estudante receberá uma ajuda de custo semanal no valor de 250 libras esterlinas, que corresponde a aproximadamente R$ 1.500 para despesas pessoais, como transporte e alimentação.

Além disso, o Estado custeaia toda a documentação necessária para a viagem, passagens aéreas e hospedagens de todos os estudantes beneficiados com o programa.

“Com o sucesso da edição de 2023, em agosto, em que 100 estudantes passaram 21 dias nas cidades de Brighton, Bournemouth, Liverpool, Worthing e Eastbourne, a expectativa para a edição de 2024 com o novo grupo de 100 jovens é muito grande”, declarou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Alan observou que o objetivo dessa política é aprimorar o programa de formação continuada dos professores e levar o estudante a uma melhor proficiência em língua estrangeira, além de ampliar as possibilidades profissionais e também pessoais.

A oportunidade fez a estudante Fabrina Ricely, 18 anos, se sentir orgulhosa em fazer parte da rede estadual de ensino. “O Governo nos ofereceu uma oportunidade que em nenhum outro estado teríamos, pois é um programa inédito nas escolas públicas brasileiras”, afirmou a aluna do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Governador Júlio Strubing Muller, em Várzea Grande, que participou do intercâmbio em setembro deste ano.

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Ela disse que jamais imaginou estudar fora do país, pois era algo fora da realidade financeira dela. “Falar sobre Mato Grosso para os ingleses foi uma experiência extraordinária, além de aprender sobre as suas culturas e conhecer lugares que eu pensava só existir nos meus sonhos”.

Na avaliação da estudante, a forma em que vê o mundo agora é outra. “Voltei totalmente empenhada em continuar estudando a língua inglesa, após ver o que ela me proporcionou neste intercâmbio. Outro momento que me impactou muito foi o dia da graduação na escola de inglês. Chorei por todas as vivências, os aprendizados e por saber que tudo foi real”.

Para Miguel Gomes, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Getúlio Dornelles Vargas, em Primavera do Leste, que também participou da 1ª edição do intercâmbio, o Programa MT no Mundo ofereceu muito mais do que conhecer Londres e aperfeiçoar o inglês aprendido em sala de aula. “Expandir meus horizontes culturais e de vida, talvez, tenha sido a principal razão de comemorar tanto”.

Gabriel Carvalho, de 18 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola estadual de Tempo Integral Carlos Hugueney, em Alto Araguaia. Assim como os os colegas de intercâmbio, disse ter experimentado uma transformação pessoal significativa. “Estabeleci novas metas para o estudo de inglês. Além disso, minha perspectiva de mundo se expandiu, tive uma compreensão mais profunda de diferentes culturas”, pontuou.

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Também com 18 anos, o estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, em Cuiabá, Murilo Araújo, destacou que jamais conseguiria pagar as despesas de uma viagem como essa custeada pelo Governo do Estado. “Esta valorização que o Estado dá ao estudante da rede estadual é algo que marca a nossa rotina na escola e a nossa vida”, concluiu.


Em Londres, os estudantes também fizeram uma imersão cultural em visitas a museus e locais históricos

Jovens Embaixadores MT

Após a volta a Mato Grosso, 14 estudantes que participaram da 1ª edição do programa de intercâmbio MT no Mundo foram selecionados para atuar como jovens embaixadores do Estado. Eles vão auxiliar na recepção, tradução e interpretação durante eventos internacionais realizados no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Eles foram selecionados considerando as melhores notas obtidas no TOEIC – sigla em inglês para Teste de Inglês para Comunicação Internacional. A oportunidade é fruto de parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Casa Civil, por meio do programa Jovens Embaixadores MT, e permitirá que eles continuem praticando a Língua Inglesa.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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