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Governo de MT já liberou mais de R$ 21 milhões em crédito para apoiar empreendedores

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O Governo de Mato Grosso já liberou este ano, de janeiro a agosto, R$ 21.797 milhões em concessão de crédito para apoiar os empreendedores de 50 municípios mato-grossenses, fortalecendo as empresas, gerando emprego e renda. As linhas de crédito são liberadas por meio da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, e as mais procuradas nesse período foram Capital de Giro, Mulher Empreendedora e linha de crédito para investimentos.

Os setores da economia que mais acessaram crédito foram o comércio em geral, seguido de atividade de tratamento de beleza, bares, restaurantes e simulares. O ticket médio de valores liberados por empresa ficou em torno de R$ 47 mil reais no período.

Quem aproveitou a oportunidade foi o casal Johdson Hidek e Andressa Hidek, proprietário da Hideck´s Móveis Planejadosde, em Rondonópolis. Com a linha de crédito Mulher Empreendedora eles compraram novos equipamentos e melhoraram o faturamento.

Oportunidade de negócio

O empreendedorismo por necessidade pode virar uma grande oportunidade. Foi assim assim que nasceu a Hideck´s Móveis Planejados. Johdson estava desempregado, fazendo bico em uma empresa, e todo dia no horário do lanche, uma situação o incomodava, a falta de uma mesa para que todos pudessem sentar e tomar o café. Os palets esquecidos nos fundos da empresa virou uma mesa produzida por um empreendedor que nasceu naquele momento.

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“Uma senhora viu a mesa pronta e gostou, fez a encomenda de uma, e outras pessoas começaram a fazer o mesmo, eu não estava preparado, mas como precisava trabalhar fui pegando as encomendadas, e assim nasceu a empresa”, conta Johdson Hidek.

A marcenaria fica nos fundos da casa do casal, que há cinco anos foi aprimorando os serviços e hoje trabalham produzindo móveis planejados para residências, comércios em geral e fazendas.

Ele conta que trabalhar com a esposa tem sido uma boa experiência, e que muitos clientes fecham negócio por ser uma empresa familiar. “Andressa atende os clientes e faz a parte dos projetos dos móveis planejados, eu fabrico e monto os móveis”, explica.

O casal estava negociando a compra de novos equipamentos para a empresa e pretendiam fazer uma dívida no cartão de crédito, foi quando conheceu a linha de crédito Mulher Empreendedora. “Um agente de crédito nos apresentou a linha de crédito com as taxas de juros mais baixas do mercado, foi quando fizemos o cadastro e conseguimos a liberação do crédito, estamos muito felizes com os equipamentos que está nos ajudando muito em nosso negócio”, conta Andressa.

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O casal já está se preparando para mudar a empresa de enquadramento, eles estão saindo de microempreendedor individual e migrando para a microempresa, uma vez que o faturamento só cresce e a expectativa são as melhores para o segmento.

Liberação de crédito

Para a presidente da Desenvolve MT, a expectativa para este ano é superar a meta de liberação de recursos do ano passado que fechou em torno de R$ 23 milhões.

“A entrega para a sociedade é resultado de uma equipe que está muito empenhada em fazer um trabalho eficiente e assertivo, para que todos os empreendedores que lutam, trabalham, geram emprego, renda e trazem força ao nosso Estado, tenham acesso ao crédito”, ressalta Mayran Beckman.

Fonte: Governo MT – MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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