MATO GROSSO
Governo de MT lança edital e destina R$ 1,2 milhão para o bolsa técnico; confira
MATO GROSSO
O secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, destaca que o programa é pensado para aqueles que ajudam a desenvolver as potencialidades em Mato Grosso.
“O bolsa técnico nasceu para fazer um resgate em relação àqueles que investem anos das suas vidas para treinar os nossos atletas. O Governo do Estado acredita nos trabalhadores do esporte e em seus treinadores e, por isso, valorizamos-os financeiramente dando suporte para que tenham a melhor formação para passar”, afirma o secretário.
Serão selecionados treinadores de diferentes municípios e modalidades esportivas. Atualmente, há beneficiados que atuam com atletismo, futsal, handebol, karatê, wrestiling, tênis de mesa, judô, vôlei, taekwondo e kung fu, incluindo treinadores de atletas com deficiência.
O edital pode ser acessado no site da Secel e as inscrições deverão ser realizadas a partir da 0h desta sexta-feira (08) até às 18h do dia 22 de dezembro, com preenchimento de formulário eletrônico e envio de anexos.
O auxílio mensal varia de R$ 1 mil a R$ 2 mil, concedido em doze parcelas iguais, de acordo com a categoria. Os benefícios estão divididos em três esferas, sendo 31 vagas para Bolsa Técnico Base (R$ 1 mil), 30 para Técnico Nacional (R$ 1,5 mil) e 12 vagas para Técnico Internacional (R$ 2 mil). Em cada categoria, 20% das bolsas serão reservadas aos treinadores de atletas paralímpicos e quando não preenchidas, revertidas para os técnicos classificados na ampla concorrência.
Conforme o edital, poderá ser feito remanejamento de vagas não preenchidas dentro das limitações orçamentárias, criando vagas remanescentes, desde que obedeça a ordem de classificação e comprove o interesse público.
Vale destacar que técnicos que tenham atletas contemplados na edição 2023 do Bolsa Atleta serão priorizados. Contudo, aqueles que não possuem esportistas contemplados no edital também poderão concorrer apresentando títulos dentro dos critérios estabelecidos. Serão observados, ainda, procedimentos como análise de documentos e enquadramento do técnico apto no rol de eventos, referentes aos eventos ocorridos no ano de 2022.
Incentivo do Estado
O Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 13 milhões na concessão de bolsas a atletas e técnicos, desde a reformulação e ampliação do programa Olimpus, desde 2020. Nesses últimos anos, os valores dos editais do Bolsa Atleta quadruplicaram e os do Bolsa Técnico, triplicaram. Ambas as seleções públicas são realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
No Bolsa Atleta, foram efetivados três editais desde 2020 e os investimentos saltaram de R$ 1,43 milhão para mais de R$ 5 milhões no último edital. O número de contemplados também aumentou de 151 para 409 atletas, atendendo praticantes de variadas modalidades esportivas em todo o Estado.
Para conferir o edital Bolsa Técnico 2023, clique aqui.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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