MATO GROSSO
Governo do Estado disponibiliza à população informações e estudos de órgãos estaduais
MATO GROSSO
O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, afirmou que portal é uma ferramenta estratégica de elaboração e avaliação de políticas públicas.
“Esta ferramenta servirá para traçarmos políticas de investimentos públicos e também do setor privado, além do uso pelo meio acadêmico, organizações não governamentais e pesquisas de interesse da população mato-grossense”, pontuou.
A iniciativa também faz parte da estratégia digital do Governo de Mato Grosso em busca de fortalecer a gestão de dados e incentivar a participação dos cidadãos na criação de soluções para as questões públicas, conforme o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão.
“Estamos avançando na entrega de serviços digitais e agora nossa missão é fortalecer a governança e disponibilidade de dados. Vivemos na era do conhecimento, onde os recursos base da economia são os dados. Nesse contexto, a administração pública pode contribuir fortemente com a transparência, acesso à informação, participação social e na cocriação de soluções para políticas e serviços públicos”, afirmou Brandão.
O grande diferencial do portal é a organização das informações, que podem ser acessadas de forma geoespacializada, mapeada ou por meio de painéis interativos. Isso permite que as pessoas analisem informações de acordo com a necessidade.
O chefe da Unidade Estratégica de Difusão de Informações Socioeconômicas e Territoriais, Rafael Mazeto, explicou que o portal atua como um “grande hub” – centro de conexão que facilita a transferência de dados, informações ou recursos entre diversos dispositivos, ou sistemas, conectando esses estudos e informações.
“Todo esse conjunto de informações: estudos, anuários, mapas, painéis interativos e outros, que antes estavam difusos nas várias páginas dos órgãos dos governos estadual e federal, hoje juntos em um mesmo sítio, facilitam o acesso à informação, seja pela população em geral, ou até para públicos mais especializados”, explicou Mazeto.
O portal Dados MT está disponível AQUI com atalho no site da Seplag.
Com a supervisão de D’Laila Borges
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.