MATO GROSSO
Governo e Nova Rota do Oeste assinam ordem de serviço para duplicação e recuperação do asfalto da BR-163 em Sinop
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes lembrou da importância econômica e social da rodovia, para o escoamento da produção e como ligação entre as regiões Norte e Sul do Estado, por onde trafegam milhares de pessoas.
“Diariamente, dezenas de milhares de pessoas passam pela BR-163, seja para trabalho, lazer, rever a família, além de toneladas de grãos, nesse estado que é o maior produtor do agro brasileiro e o maior produtor de alimentos do mundo. Então, a duplicação dessa rodovia significa garantir mais dignidade para essas pessoas, salvar vidas, e alavancar nossa economia. Por isso o Governo de Mato Grosso tem o mais robusto programa de infraestrutura deste país”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, destacou que, desde que assumiu a Nova Rota do Oeste, o Governo do Estado tem investido para a realização das obras de duplicação da rodovia, e que hoje, um ano depois, já é possível encontrar diversas obras sendo realizadas nos trechos sob concessão.
“Essa já é a quarta ordem de serviço de grandes obras que lançamos para a BR-163, atendendo uma reivindicação de toda a população de Mato Grosso, e agora, quem trafega pela região, já pode ver as obras acontecendo, graças ao governador Mauro Mendes, que teve coragem e audácia de assumir uma obra que é de responsabilidade federal”, destacou.
O presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, acrescentou que o trecho da rodovia em Sinop era um dos pontos prioritários para a concessionária, considerando o fluxo de veículos que transitam pelo local e a segurança na via.
“A obra proposta para a BR-163 vai eliminar os problemas que sempre foram alvo de muitas reclamações. O projeto vai ordenar o tráfego e separar o fluxo da cidade e da rodovia. Com isso, temos certeza de que teremos uma redução significativa no número de ocorrências e uma rodovia muito mais fluida para trafegar”, explicou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, apontou que a retomada das obras da BR-163 foi possível devido às importantes mudanças que a atual gestão realizou no Governo de Mato Grosso.
“O início foi muito duro, de muito enfrentamento, e hoje a gente celebra uma grande vitória para todo o Estado de Mato Grosso. É a união de esforços que está transformando Mato Grosso”, disse, ressaltando que o Estado é hoje o que mais investe em todo o país.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, lembrou que a BR-163 é uma importante via de escoamento da produção mato-grossense, e que a falta de duplicação na rodovia é um gargalo para a produção.
O vice-presidente da Famato, Wilson Redivo, ressaltou que a obra de duplicação e os projetos de viadutos na rodovia representam uma demanda antiga da população,
“Há mais de 20 anos nós esperamos que isso aqui aconteça. Então, esse momento é um momento ímpar para Sinop, e nós, como representantes do setor produtivo, estamos muito felizes por vivermos esse momento. Temos visto nos últimos anos desse governo uma transformação na logística do Estado, na infraestrutura de Mato Grosso, e isso é exemplo para o Brasil de que tendo as condições, vontade política e capacidade para fazer, as coisas acontecem”, afirmou.
Representantes da região, a senadora Rosana Martinelli e o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco destacaram a emoção com o início da duplicação da rodovia no trecho de Sinop.
“É um dia histórico para todos os moradores da região Norte e de Mato Grosso. A duplicação da BR-163 significa para nós uma transformação, não só por transportar as nossas riquezas, mas, principalmente, porque vai salvar vidas. Essa duplicação e essas travessias são fundamentais para o nosso desenvolvimento e o lançamento desse pacote de obras é resultado de uma luta importante para nós”, manifestou a senadora.
O projeto
A nova ordem de serviço prevê a construção de seis viadutos em um trecho de 43 km na rodovia, além da duplicação de 26 quilômetros e da recuperação de 17 quilômetros da pista já existente na travessia urbana.
Os viadutos vão eliminar conflitos importantes nos cruzamentos da BR-163 com:
• MT-438 que conecta ao município de Vera (km 812);
• MT-140, em frente ao Mercado Machado (km 831);
• avenidas Ouro Preto e Foz do Iguaçu (km 833);
• avenidas Integração e Jonas Pinheiro (km 839);
• MT-423, que conecta ao município de Cláudia (no km 844);
• Camping Club com a MT-220, que dá acesso a Porto dos Gaúchos (km 854).
Já a duplicação ocorrerá em dois segmentos: entre a MT-438 (km 812) e o bairro o Alto da Glória (km 822); e após a travessia urbana de Sinop (onde a pista já é duplicada), do km 839 ao Camping Club (km 855).
A duplicação também contempla a recuperação de toda a travessia urbana do município do bairro Alto da Glória (km 818) ao novo viaduto da avenida Jonas Pinheiro (km 839).
Avanço das obras
Este é o quarto contrato firmado para a duplicação da BR-163 em menos de um ano de nova gestão da Concessionária. A assinatura da ordem de serviço em 1º de julho de 2023 para início da obra entre Posto Gil e Nova Mutum marcou a retomada da duplicação da BR-163, após 7 anos parada. Na sequência, foi a vez do trecho de Nova Mutum a Lucas do Rio Verde, iniciado em março deste ano. Mais recentemente, em 24 de maio, foi assinado o contrato para duplicação da Imigrantes.
Solenidade
Participaram da solenidade o senador Jayme Campos, o deputado federal Nelson Barbudo, os deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco e Nininho, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, os secretários Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), coronel César Roveri (Segurança Pública), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), o presidente da MT Par, Wener Santos, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.
Também, os prefeitos Ari Lafin (Sorriso), Miguel Vaz (Lucas do Rio Verde), Chico Gamba (Alta Floresta), Dr Sandro (São José do Xingu), Rodrigo Frantz (Santa Carmem), Altamir Kurten (Cláudia).
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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