15 de Março de 2025
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“Governo elevou MT a protagonista mundial na produção de alimentos e em sustentabilidade”, destaca secretário

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O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Alberto Miranda Lima, destacou nesta quarta-feira (23.11) a atual política de desenvolvimento econômico de Mato Grosso, que elevou o Estado como protagonista mundial na produção de alimentos e, ao mesmo tempo, na aplicação de políticas de sustentabilidade, preservando 62% do seu território.

“Enquanto o mundo discute formas de produzir com sustentabilidade, Mato Grosso mostra o que já está fazendo e que cada vez mais cria situações econômicas sustentáveis. De cinco pratos de comida no mundo, um é produzido no nosso Estado. Para conseguir produzir com qualidade e respeitando o meio ambiente, o Governo Estadual combate, rigorosamente, o desmatamento ilegal e investe em técnicas de plantio direto, manejo de lavoura, rastreabilidade bovina e diversos estudos viáveis economicamente e sustentável”, ressaltou.

A declaração foi feita durante entrevista ao jornal Giro Conti, da Rádio Conti.

Durante a entrevista, o secretário pontuou ainda que o pioneirismo em ações sustentáveis, praticadas em Mato Grosso, foi reconhecido por personalidades internacionais durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-27), no Egito.

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“Mato Grosso está anos luz em relação a outros estados brasileiros. E não podemos permitir que meia dúzia de pessoas, que praticam crimes ambientais, possam destruir a imagem do agricultor e pecuarista mato-grossense, que trabalha e segue a lei, uma das mais rígidas legislações ambientais do mundo”, afirmou.

César Miranda detalhou ainda que o cenário de Mato Grosso em produzir, fomentar e preservar, vem atraindo novos mercados, investidores internacionais e impulsiona a geração de novos postos de emprego no estado.

A construção da 1º Ferrovia Estadual do Brasil, obra que terá 730 quilômetros de trilhos que interligará os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, segundo César Miranda é mais uma característica de Estado investidor da atual gestão que fomenta o desenvolvimento econômico.

“O Estado investindo em obras de infraestrutura, educação, saúde, segurança pública também estão gerando emprego; a grande empresa é o Governo do Estado. Ouvindo muitas pessoas e autoridades, o governador Mauro Mendes vem tomando grandes ações de coragem e de criatividade. Esse trecho da ferrovia vai receber investimento de R$ 11 bilhões e gerar dentro do Estado 200 mil empregos, oferecendo qualidade logística, competitividade ao transporte, sem prejudicar o caminhoneiro, porque as viagens serão dentro do Estado e ainda vai baratear o preço do frete”, detalhou César.

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Fonte: GOV MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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