MATO GROSSO
Governo firma parceria para implantação de posto do Sine estadual em Alto Garças
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), assinou nesta quarta-feira (26.10) termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Alto Garças para a implantação de um posto de atendimento do Sine estadual no município.
“Até então, os moradores tinham que se deslocar até o município mais próximo, que é Alto Araguaia, para ter acesso ao serviço do Sine. No entanto, vamos mudar essa realidade ainda neste ano, graças a iniciativa da Prefeitura em buscar essa parceria com o Governo do Estado”, destacou a secretária Rosamaria Carvalho.
Com 31 postos de atendimento já espalhados pelo Estado, o Sine-MT é responsável pela intermediação da oferta de vaga de emprego com o trabalhador. No local, também são repassadas orientações em relação à Carteira Digital, uma vez que o órgão não emite mais o documento físico.
“O trabalhador também pode procurar o Sine para a habilitação do seguro-desemprego, ou mesmo para orientações sobre o mercado de trabalho e como montar um bom currículo. O órgão tenta promover essa integração do trabalhador e do empregador, visando minimizar o índice de desemprego na região”, explica a secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Rosineide Porcionato da Silva.
Para o funcionamento do posto de atendimento no mês de dezembro, a Setasc vai promover a capacitação técnica dos servidores do município que irão atuar na unidade, bem como equipar o local com os materiais e equipamentos necessários ao seu funcionamento. O Estado também vai auxiliar no processo de credenciamento do novo serviço à população.
Já a Prefeitura de Alto Garças disponibilizou a estrutura física e cedeu os servidores para o funcionamento da unidade. O município também fica responsável por cumprir as normas técnicas e diretrizes expedidas pela Secretaria.
A nova unidade do Sine será instalada no Centro de Atendimento Empresarial (CAE) – sala 1, localizado na Avenida 7 de Setembro, n. 459, no Centro.
O termo de cooperação técnica tem vigência até dezembro de 2026, podendo ser prorrogado.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.