MATO GROSSO
Governo já homologou R$ 826 milhões em licitações para obras de infraestrutura lançadas em 2022
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já publicou 55 licitações na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) em 2022. Com isso, em menos de seis meses a Secretaria já superou os 52 RDCs que foram publicados em 2021 e que já representavam um recorde da pasta.
Além disso, foram lançadas outras três licitações na modalidade de Tomada de Preço e sete Concorrências Públicas.
Apenas em relação às licitações lançadas neste ano, já foram homologados 34 resultados, que representam um montante de R$ 830 milhões em obras a serem realizadas pela Sinfra-MT. O valor significa uma economia de R$ 36 milhões em relação aos valores orçados inicialmente.
A última licitação lançada pela Sinfra-MT foi para asfaltar 42 quilômetros das rodovias MT-471/040, ligando o município de Rondonópolis até o assentamento Carimã. A obra, aguardada pela população e prometida diversas vezes, será licitada no dia 06 de julho, com um valor estimado em R$ 39,5 milhões.
Outra licitação lançada pelo Governo do Estado foi para asfaltar 36,6 km da MT-329, entre o entroncamento com a MT-220 e Sinop, em direção ao entroncamento com a MT-479. Esta obra está orçada em R$ 39,6 milhões e a abertura de propostas será no dia 05 de julho, na Sala de Licitações da Sinfra-MT.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o volume de obras lançado pelo Estado é fruto do comprometimento da equipe e da credibilidade alcançada pelo Governo do Estado. “Esse é um governo que está com todas as medições pagas, que não tem nenhum ato que não seja republicano. E como sempre diz o governador Mauro Mendes, que só lança em obras quando tem recurso em caixa para pagar”, afirmou.
Entre as licitações lançadas neste ano estão obras esperadas na região de Cuiabá, como a Estrada Velha da Guia, a Ponte de Ferro, o asfalto para o distrito do Aguaçu, para a Agrovila das Palmeiras e a recuperação da estrada para Barão de Melgaço.
Foram licitadas obras em todas as regiões, como a recuperação da MT-170 em Juína, a recuperação das rodovias que ligam os municípios de Itiquira, Cláudia, Nova Guarita e Novo Mundo, e as obras para asfaltar a pista do Aeródromo de Juara.


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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