MATO GROSSO
Grupo Petrópolis coloca suas marcas em mais de 50 ativações no Carnaval 2025, em vários Estados
MATO GROSSO
O Carnaval está chegando e o Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, já está pronto para levar ainda mais sabor e alegria à maior festa popular do Brasil. Este período é um dos mais importantes do ano para o mercado de bebidas, ficando atrás apenas das festas de fim de ano, em volume de vendas.
A empresa estará presente em mais de 50 ativações especiais, como patrocínios estratégicos e participação em eventos de destaque para celebrar a folia. As marcas do Grupo Petrópolis estarão presente em alguns dos principais circuitos e festas antes e durante o Carnaval, por meio das marcas de cerveja Itaipava e Petra e do energético TNT. “Para nós, o Carnaval é um momento de celebração e conexão com os consumidores. Estar presente nessa festa reforça nossa identidade como uma marca que entende e valoriza a cultura brasileira”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
“É um período muito importante para a empresa e para o mercado, já que representa cerca de 10% do que é comercializado durante o ano no segmento de cervejas. Já no segmento de energéticos, o Carnaval também tem um impacto positivo, com um crescimento aproximado de 8%”, explica Cristiane. Foto Divulgação Para o gerente de Patrocínios do Grupo Petrópolis, José Luiz Sinti, as ativações no Carnaval geram uma experiência única para as centenas de milhares de pessoas presentes aos eventos.
“Nossa estratégia é reunir o máximo de eventos em diversos Carnavais, incluindo blocos, bailes, camarotes e outros que proporcionam ao público uma experimentação das nossas bebidas, para que, depois do Carnaval, ele vá até um supermercado, bar ou qualquer ponto de venda e peça o nosso produto, gerando consideração para nossas marcas”. Em 2025, as marcas do Grupo Petrópolis estão presentes no Carnaval da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. “Estamos presentes de maneira muito robusta com a marca Itaipava em Salvador e Recife, região muito importante para a marca (Itaipava é a terceira marca mais consumida do Nordeste, com 13,5% de Market Share em 2024).
Já a cerveja Petra é a marca que mais cresce no segmento mainstream (+24% em 2024, em comparação a 2023) e estará presente no Carnaval dos Sonhos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, região onde a marca cresce acima da média nacional, aproximadamente 30% de aumento de volume quando comparamos 2024 com o ano anterior”, comenta. Na Bahia, a cerveja Petra é a principal patrocinadora do Camarote Salvador, o maior e mais disputado da cidade, enquanto Itaipava está presente nos camarotes Villa e Planeta Band, além dos blocos Coruja e Banda Eva. Já no Recife, os patrocínios incluem o Camarote Boa Viagem e os blocos Seu Antonio no Galo da Madrugada e Barchef.
A empresa ativará o Camarote Essepê, pelo segundo ano consecutivo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e o OBA Festival, em São José do Rio Preto (SP), o maior Carnaval do Estado de São Paulo, no qual Itaipava é patrocinadora desde 2023. O Grupo também é patrocinador do primeiro show da cantora Marina Sena no Camarote Salvador. A cantora é embaixadora da marca Petra e idealizadora do projeto cultural Petra Zuca, a Casa da Música Brasileira, em São Paulo, em parceria com a empresária Talita Morais. O pré-Carnaval também gera oportunidades para as marcas do Grupo, com presença em uma série de blocos e eventos. Durante o esquenta, Petra esteve presente nos blocos e camarotes de Recife (Bloco do Seu Antônio), São Paulo (CarnaUOL e Bloco do Silva) e no pré-Carnaval de Belo Horizonte (Carnaval dos Sonhos). Já Itaipava apoiou o esquenta dos foliões nos blocos A Melhor Segunda 2025 e Pranchão, em Salvador (BA), e o Olinda Beer, em Pernambuco.
As celebrações que antecedem o Carnaval também foram estratégicas para TNT, que marcou presença nos Ensaios da Anitta, na capital paulista. No pós-Carnaval, Petra será patrocinadora do Bloco do Malvadão, comandado pelo cantor Xamã, em Belo Horizonte (MG). Reforço do marketing No período de Carnaval, o Grupo reforça a presença de suas marcas na mídia além dos Estados onde acontecem os eventos. A estratégia de marketing inclui um novo filme de Itaipava, que traz a embaixadora da marca, Ivete Sangalo, de volta com seu alter ego “Vevita Sangalo” (sucesso na campanha de Carnaval do ano passado). Exibida em rede nacional de TV, o filme é uma sequência do filme de verão da marca, em que uma multidão corre atrás de um cooler de cerveja, desta vez pelas ruas de Salvador. Para reforçar a visibilidade das marcas Itaipava e Petra, a estratégia de mídia incluiu a presença em mídia exterior nas principais capitais e nos aeroportos de capitais mais procuradas pelos turistas no feriado de Carnaval.
Ação nos pontos de venda Para atrair a atenção do consumidor nos pontos de venda, o Grupo intensificou a presença no varejo, com ações ligadas às marcas Itaipava e Petra, incluindo promoções que distribuem copos exclusivos e shoulder bags. Foram criados também os Botecos Gelados, um estande na área externa dos hipermercados, com um balcão e diversas geladeiras, onde o consumidor pode comprar sua cerveja gelada sem a necessidade de enfrentar as filas do interior das lojas. Foram instalados mais de 22 Botecos Gelados nas regiões Sudeste e Nordeste. Ampliando a conversa nas redes sociais O espírito carnavalesco também invade as redes sociais das marcas do Grupo Petrópolis.
Uma das estratégias da companhia é investir em squads de influência, nas festas e eventos patrocinados, ampliando as conversas nas redes. “O Carnaval é um dos principais impulsionadores do consumo no Brasil e o investimento no marketing de influência é uma estratégia muito eficaz no engajamento das marcas durante o período”, reforça Diego Santelices, head de Comunicação Externa e Mídia.
Neste ano, a empresa traz diversos nomes para promover as marcas em camarotes e blocos carnavalescos. Para Petra, por exemplo, além de Marina Sena, trouxe nomes como Deborah Secco, Rodrigo Simas, Xamã, José Loreto e Mari Gonzalez. Com o mote da campanha digital “Revela teu Carnaval” os consumidores serão provocados a viver e descobrir as diversas faces do Carnaval.
Já Itaipava escalou Adriane Galisteu para comandar o estúdio da marca no Camarote Villa, em Salvador, e um squad de influenciadores que inclui Alvaro Xaro, Nicole Bahls, Thiago Martins, Carol Peixinho e Thaynara OG, além da embaixadora da marca, Ivete Sangalo. “O Carnaval é um momento muito aguardado por todos nós brasileiros e por isso, o Grupo Petrópolis está trabalhando de forma intensa para entregar aos nossos consumidores festas exuberantes, com muita alegria e diversão”, conclui Santelices.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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