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Grupo Petrópolis coloca suas marcas em mais de 50 ativações no Carnaval 2025, em vários Estados

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O Carnaval está chegando e o Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, já está pronto para levar ainda mais sabor e alegria à maior festa popular do Brasil. Este período é um dos mais importantes do ano para o mercado de bebidas, ficando atrás apenas das festas de fim de ano, em volume de vendas.

A empresa estará presente em mais de 50 ativações especiais, como patrocínios estratégicos e participação em eventos de destaque para celebrar a folia. As marcas do Grupo Petrópolis estarão presente em alguns dos principais circuitos e festas antes e durante o Carnaval, por meio das marcas de cerveja Itaipava e Petra e do energético TNT. “Para nós, o Carnaval é um momento de celebração e conexão com os consumidores. Estar presente nessa festa reforça nossa identidade como uma marca que entende e valoriza a cultura brasileira”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.

“É um período muito importante para a empresa e para o mercado, já que representa cerca de 10% do que é comercializado durante o ano no segmento de cervejas. Já no segmento de energéticos, o Carnaval também tem um impacto positivo, com um crescimento aproximado de 8%”, explica Cristiane. Foto Divulgação Para o gerente de Patrocínios do Grupo Petrópolis, José Luiz Sinti, as ativações no Carnaval geram uma experiência única para as centenas de milhares de pessoas presentes aos eventos.

“Nossa estratégia é reunir o máximo de eventos em diversos Carnavais, incluindo blocos, bailes, camarotes e outros que proporcionam ao público uma experimentação das nossas bebidas, para que, depois do Carnaval, ele vá até um supermercado, bar ou qualquer ponto de venda e peça o nosso produto, gerando consideração para nossas marcas”. Em 2025, as marcas do Grupo Petrópolis estão presentes no Carnaval da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. “Estamos presentes de maneira muito robusta com a marca Itaipava em Salvador e Recife, região muito importante para a marca (Itaipava é a terceira marca mais consumida do Nordeste, com 13,5% de Market Share em 2024).

Já a cerveja Petra é a marca que mais cresce no segmento mainstream (+24% em 2024, em comparação a 2023) e estará presente no Carnaval dos Sonhos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, região onde a marca cresce acima da média nacional, aproximadamente 30% de aumento de volume quando comparamos 2024 com o ano anterior”, comenta. Na Bahia, a cerveja Petra é a principal patrocinadora do Camarote Salvador, o maior e mais disputado da cidade, enquanto Itaipava está presente nos camarotes Villa e Planeta Band, além dos blocos Coruja e Banda Eva. Já no Recife, os patrocínios incluem o Camarote Boa Viagem e os blocos Seu Antonio no Galo da Madrugada e Barchef.

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A empresa ativará o Camarote Essepê, pelo segundo ano consecutivo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e o OBA Festival, em São José do Rio Preto (SP), o maior Carnaval do Estado de São Paulo, no qual Itaipava é patrocinadora desde 2023. O Grupo também é patrocinador do primeiro show da cantora Marina Sena no Camarote Salvador. A cantora é embaixadora da marca Petra e idealizadora do projeto cultural Petra Zuca, a Casa da Música Brasileira, em São Paulo, em parceria com a empresária Talita Morais. O pré-Carnaval também gera oportunidades para as marcas do Grupo, com presença em uma série de blocos e eventos. Durante o esquenta, Petra esteve presente nos blocos e camarotes de Recife (Bloco do Seu Antônio), São Paulo (CarnaUOL e Bloco do Silva) e no pré-Carnaval de Belo Horizonte (Carnaval dos Sonhos). Já Itaipava apoiou o esquenta dos foliões nos blocos A Melhor Segunda 2025 e Pranchão, em Salvador (BA), e o Olinda Beer, em Pernambuco.

As celebrações que antecedem o Carnaval também foram estratégicas para TNT, que marcou presença nos Ensaios da Anitta, na capital paulista. No pós-Carnaval, Petra será patrocinadora do Bloco do Malvadão, comandado pelo cantor Xamã, em Belo Horizonte (MG). Reforço do marketing No período de Carnaval, o Grupo reforça a presença de suas marcas na mídia além dos Estados onde acontecem os eventos. A estratégia de marketing inclui um novo filme de Itaipava, que traz a embaixadora da marca, Ivete Sangalo, de volta com seu alter ego “Vevita Sangalo” (sucesso na campanha de Carnaval do ano passado). Exibida em rede nacional de TV, o filme é uma sequência do filme de verão da marca, em que uma multidão corre atrás de um cooler de cerveja, desta vez pelas ruas de Salvador. Para reforçar a visibilidade das marcas Itaipava e Petra, a estratégia de mídia incluiu a presença em mídia exterior nas principais capitais e nos aeroportos de capitais mais procuradas pelos turistas no feriado de Carnaval.

Ação nos pontos de venda Para atrair a atenção do consumidor nos pontos de venda, o Grupo intensificou a presença no varejo, com ações ligadas às marcas Itaipava e Petra, incluindo promoções que distribuem copos exclusivos e shoulder bags. Foram criados também os Botecos Gelados, um estande na área externa dos hipermercados, com um balcão e diversas geladeiras, onde o consumidor pode comprar sua cerveja gelada sem a necessidade de enfrentar as filas do interior das lojas. Foram instalados mais de 22 Botecos Gelados nas regiões Sudeste e Nordeste. Ampliando a conversa nas redes sociais O espírito carnavalesco também invade as redes sociais das marcas do Grupo Petrópolis.

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Uma das estratégias da companhia é investir em squads de influência, nas festas e eventos patrocinados, ampliando as conversas nas redes. “O Carnaval é um dos principais impulsionadores do consumo no Brasil e o investimento no marketing de influência é uma estratégia muito eficaz no engajamento das marcas durante o período”, reforça Diego Santelices, head de Comunicação Externa e Mídia.

Neste ano, a empresa traz diversos nomes para promover as marcas em camarotes e blocos carnavalescos. Para Petra, por exemplo, além de Marina Sena, trouxe nomes como Deborah Secco, Rodrigo Simas, Xamã, José Loreto e Mari Gonzalez. Com o mote da campanha digital “Revela teu Carnaval” os consumidores serão provocados a viver e descobrir as diversas faces do Carnaval.

Já Itaipava escalou Adriane Galisteu para comandar o estúdio da marca no Camarote Villa, em Salvador, e um squad de influenciadores que inclui Alvaro Xaro, Nicole Bahls, Thiago Martins, Carol Peixinho e Thaynara OG, além da embaixadora da marca, Ivete Sangalo. “O Carnaval é um momento muito aguardado por todos nós brasileiros e por isso, o Grupo Petrópolis está trabalhando de forma intensa para entregar aos nossos consumidores festas exuberantes, com muita alegria e diversão”, conclui Santelices.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

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Preço do suíno vivo cai 15% em um mês e produtores acendem alerta

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O bom momento vivido na suinocultura no primeiro bimestre do ano durou pouco, e nas últimas quatro semanas os suinocultores Mato-grossenses viram a situação mudar repentinamente com a desvalorização do animal vivo e a alta do milho, um dos principais componentes da alimentação dos animais, e com grande impacto no custo de produção.

De acordo com a Bolsa de Suínos de Mato Grosso, realizada semanalmente pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), após atingir o pico em 24 de fevereiro, com preço de R$ 8,70 o quilo do suíno vivo, o valor despencou nas últimas quatro semanas e fechou nesta quinta-feira (20.03) em R$ 7,45 kg, queda de aproximadamente 15% em menos de um mês.

O presidente da Acrismat, Frederico Tanure Filho, explica que a queda no valor é em decorrência da demanda interna fraca, e da oferta de animais acima da demanda dos frigoríficos.

“Alguns fatores podem contribuir para a queda no consumo da proteína no mercado interno, o período da quaresma pode ser uma delas, assim como um endividamento da população nesse início de ano. A oferta superior de animais em relação à demanda dos frigoríficos também impacta no valor, esperamos nas próximas semanas equilibrar essa balança”, pontua.

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Os seguidos aumentos nos preços do milho também têm preocupado o setor suinícola no estado quanto à margem da atividade. De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária o preço do grão em 21 de fevereiro era de R$ 62,48 a saca de 60 kg, na cotação mais recente, de 20 de março o valor médio para Mato Grosso estava em R$ 71,32, uma valorização de 14% no período.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a forte valorização do milho vem dos baixos estoques de milho e da demanda aquecida.

“Essa combinação de aumento no custo de produção e queda no preço do suíno vivo causa uma tempestade perfeita e requer atenção dos suinocultores para equilibrar oferta e demanda, pois impacta diretamente na rentabilidade do setor”, explica Tannure.

O cenário pode ficar ainda mais desfavorável para a atividade com a diminuição do incentivo fiscal do crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) que termina no dia 30 de abril e sai de 75% para 50% nas operações de saída interestadual de suínos para abate, engorda, reprodução, cria e recria.

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“Esse incentivo é essencial para nossa atividade e pode representar a diferença entre lucro e prejuízo para os suinocultores. Já iniciamos as tratativas com o Governo do Estado e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico para encontrarmos uma saída para esse entrave”, contou Frederico Tannure Filho.

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