MATO GROSSO
Hospital Estadual Santa Casa realiza mutirão de cirurgia oncológica nesta quinta-feira (31)
MATO GROSSO
“Essas e outras iniciativas vem para somar ao objetivo da gestão, que é agilizar as cirurgias no Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso. As equipes tanto da Santa Casa, como dos demais hospitais estão empenhadas nesse objetivo”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes, destaca a necessidade de atender os pacientes oncológicos com agilidade e eficiência. “Esse perfil de paciente já está fragilizado, muitas das vezes, em razão de seu quadro clínico, e deixá-lo aflito esperando por uma cirurgia só piora seu emocional. Então, quando realizamos um mutirão, auxiliamos no fim dessa angústia e contribuímos para uma melhor qualidade de vida dos nossos pacientes”, ressalta a gestora.
De acordo com a diretora do hospital, Patrícia Neves, foram convocados para a cirurgia os pacientes devidamente regulados e aptos para o procedimento. “Após a cirurgia, os pacientes seguem com o tratamento pós-operatório na unidade hospitalar”, informa a gestora.
Os tipos de cirurgias realizadas durante o mutirão são: exerese de papiloma em laringe, segmentectomia, quadrantectomia, setorectomia de mama em oncologia, ressecção de tumor de partes moles em oncologia, amputação cônica de colo de útero com colpectomia em oncologia e excisão e sutura plástica na pele oncológica.
Além de cirurgia oncológica, o local é referência nas áreas de pediatria, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, medicina intensiva, neurocirurgia infantil, cirurgia vascular, urologia, pneumologia, infectologia, psiquiatria e exames de imagens
Até julho de 2023, o Hospital Estadual Santa Casa realizou 2.352 procedimentos cirúrgicos, sendo 1.488 cirurgias de urgência e emergência e 864 cirurgias eletivas. Deste total, 296 são cirurgias oncológicas
Serviço
O Hospital Estadual Santa Casa fica localizado na Rua Clóvis Hugueney, número 141, no bairro Dom Aquino, próximo à Praça do Seminário.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
ARTIGOS7 dias atrás
Brasil: Polarização e a Estrada do Caos – Reflexão sobre o extremismo político e a urgência do diálogo
-
MATO GROSSO22 horas atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO22 horas atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025