MATO GROSSO
Idosa morre após ter 80% do corpo queimado por cachimbo em MT
MATO GROSSO
Uma idosa de 93 anos, identificada como Amancia da Ressurreição Bezerra de Pinho, morreu nesta segunda-feira (29) após ter 80% do corpo queimado, em Chapada dos Guimarães (a 68 km de Cuiabá).
De acordo com informações da Polícia Civil, o acidente ocorreu no momento que a idosa foi fumar e acabou derrubando na roupa o cachimbo que usava.
Familiares relataram que viram o momento que a vítima acordou e foi fumar. Em seguida, ouviram os gritos de Amancia e já a encontraram com as chamas se alastrando pelo corpo.
A vítima chegou a ser levada às pressas para Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), porém não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu na unidade de saúde.
A equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi chamada pela equipe médica e registrou o encaminhamento do corpo para o Instituto Médico Legal (IML).
Os policiais também confeccionaram um boletim de ocorrência e registraram o caso como morte a esclarecer, sem indícios de crime. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
FONTE/ REPOST: VITÓRIA GOMES – MÍDIA NEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.