Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Inscrições para cursos de qualificação do Programa Bioeconomia se encerram nesta quinta-feira (18)

Publicados

MATO GROSSO

Encerra nesta quinta-feira (18.07) o prazo para inscrições no processo seletivo para cursos de qualificação profissional do programa Pronatec/Bioeconomia, ofertado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). São oferecidas 220 vagas, e os interessados podem se inscrever por meio de formulário online (clique aqui).

Os cursos oferecidos são de agente cultural, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária; agente de gestão de resíduos sólidos; operador de processos de produção de carnes e derivados; operador de processamento de frutas e hortaliças; produtor de embutidos e defumados; fruticultor e produtor de licores.

As capacitações serão realizadas de forma presencial nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento. As aulas serão iniciadas a partir do dia 5 de agosto.

As convocações para matrículas serão realizadas após a divulgação do resultado preliminar na próxima segunda-feira (22) e do resultado final no dia 24 de julho, respeitando rigorosamente as datas e os horários, conforme descrito no edital.

Para o coordenador adjunto Pedagógico do Pronatec, Mateus Rocha, esses cursos serão essenciais para capacitar uma nova geração de profissionais especializados em práticas sustentáveis e inovação tecnológica.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeito de roubos em lojas de cosméticos em nova operação

“Esta formação irá criar novas oportunidades de emprego e renda, que vão ajudar a promover o empreendedorismo sustentável, o fortalecimento da economia local e uma melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, explica Mateus.

A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos renováveis, oferecendo uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis e os impactos ambientais.

*Supervisão de Cayron Fraga

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Novo terminal será próximo ao aeroporto, diz Kalil Baracat

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Governador: "Era uma trajetória que parecia impossível, mas agora vamos ter máquinas na estrada duplicando a BR-163"

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA