Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Intermat participa de evento da ONU sobre cartografia urbana nesta quarta-feira (25)

Publicados

MATO GROSSO

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) participa nesta quarta-feira (25.10) do Circuito Urbano 2023, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é realizado em português e espanhol, nas modalidades presencial, virtual e híbrida, é gratuito e será transmitido pelo YouTube.

Todos os anos, durante todo o mês de outubro, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições debatam como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Por isso, o mês é conhecido globalmente como Outubro Urbano. O período se inicia oficialmente com o Dia Mundial do Habitat, na primeira segunda-feira do mês, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro.

O evento vai abordar também a base cartográfica urbana dos municípios de Mato Grosso. Além da apresentação amostral para alguns municípios, serão discutidos formas de avançar na atualização e superação dos problemas encontrados pelas prefeituras em relação ao tema.

No painel “Base Cartográfica Urbana – Como está na sua cidade?”, participam a diretora de Cartografia e Acervo Fundiário, Bruna Cecconello, e o analista fundiário Giovanni Leão Ormond.

Leia Também:  Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Circuito Urbano

Em cinco edições, o Circuito Urbano já apoiou mais de 750 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano. Em 2022, os eventos reuniram 25 mil visualizações e cerca de 13 mil espectadores. Foram 183 eventos com 212 pessoas atuando como moderadoras e 815 como painelistas. Os eventos engajaram cerca de mil pessoas nos debates.

Em 2023, a sexta edição do Circuito Urbano será centrada no tema “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global” e os eventos podera~o ser relacionados a quatro linhas tema´ticas: Planejamento urbano integrado; Financiamento e investimento; Inclusão social e econômica; Economia circular.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

Leia Também:  Batalhão Ambiental lança Operação Integrada Piracema 2023 nesta segunda-feira (02)

Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA