MATO GROSSO
Juiz decreta prisão preventiva e quebra sigilo telefônico dos acusados de atacar carretas para bloquear 163 em Sinop
MATO GROSSO
O juiz Jeferson Schneider, da 5ª vara federal de Mato Grosso, converteu as prisões em flagrante de Olair Correia, de 41 anos, e Danilo José Ribeiro de Souza Pinto, de 27 anos, para prisões preventivas (tempo indeterminado), requeridas pelo Ministério Público Federal, e autorizou acesso aos dados telefônicos dos aparelhos celulares apreendidos com os dois.
Eles são acusados de atearem fogo em um carreta graneleira na BR-163, utilizando garrafas pets contendo combustível, causando incêndio criminoso, com objetivo de bloquear a rodovia, e um deles portar arma de fogo. Na decisão ainda é citado o crime “dentro do contexto das manifestações contrárias aos resultados das eleições”.
“Em razão da necessidade de se resguardar a ordem pública, sob os fundamentos da gravidade concreta do crime, da periculosidade social dos agentes e da possibilidade concreta de reiteração criminosa, entendo que somente a prisão preventiva poderá preservar a ordem pública, pois qualquer outra medida cautelar revela-se insuficiente para resguardar a ordem pública”, decidiu o juiz.
O magistrado decretou o “afastamento do sigilo de dados telefônicos e telemáticos dos objetos constantes nos itens 5 e 6 do auto de apreensão, franqueando à autoridade policial e aos peritos criminais o acesso aos registros e informações das comunicações e mensagens de qualquer natureza, voz, texto e imagem, inclusive e-mail, enviadas por qualquer meio ou programa, no aparelho celular e respectivo chip”.
Conforme Só Notícias já informou, os dois suspeitos foram presos em flagrante, pela Força Tática da PM, no bairro Jardim Umuarama, na última segunda-feira. Na caminhonete com mesmas características da usada em ataques, foram apreendidos pistola, dois carregadores, nove galões com gasolina, quatro isqueiros, três facas, facão, duas sacolas com estopas, celular, estilingues, duas chaves de boca e dinheiro.
Em depoimento na delegacia de Polícia Federal, os dois suspeitos permaneceram em silêncio. Em seguida foram conduzidos ao presídio Ferrugem.
O motorista da carreta Mercedes-Benz preta atacada na segunda-feira, no final da manhã, foi obrigado a parar no acostamento, o cavalo mecânico desengatado intencionalmente e ateado fogo mas foi debelado por terceiros que auxiliarem o motorista.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: reprodução)


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025