MATO GROSSO
Justiça do Paraná bloqueia bens de ex-administradores da Imcopa
MATO GROSSO
São Paulo, 11 de novembro de 2024 – A 6 ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de Curitiba (PR), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio da juíza Mariana Gluszcynski Fowler Gusso, bloqueou os bens e valores dos antigos administradores da Imcopa, uma das maiores produtoras de soja do Brasil. Ao todo, a decisão bloqueia R$ 171,5 milhões de pessoas físicas – Ruy del Gaiso, Renato Miranda Mazzuchelli, Daniel Augusto Graziano, Eduardo Asperti, Mauro Piacentini, Fernando Antônio Lauria Nascimento, Ricardo Bocchino Ferrari e Naede de Almeida – e jurídicas – Crowned, Nuevo Plan5, Holland e R2C – acusados de desviar milhões de reais da empresa.
A Imcopa acionou a justiça a fim de assegurar a reparação de danos causados por fraudes que foram praticadas pelos antigos controladores. A empresa voltou ao controle do Grupo Petrópolis em março deste ano, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Juíza Mariana Gusso definiu as alegações como graves e reiterou que serão analisadas profundamente no momento do ajuizamento da ação de responsabilidade, destacando a necessidade de medida cautelar.
No despacho, a juíza apontou, que o “fluxo de valores para contas em paraísos fiscais pode tornar ainda mais difícil a localização do patrimônio, que pode ser ocultado ou delatado, tendo o bloqueio como ferramenta para resguardar valores e evitar que o processo seja inútil.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.