Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Justiça nega pedido da PM para que torcida Boca Suja, do Mixto, seja impedida de frequentar estádios em MT

Publicados

MATO GROSSO

Patrícia Ceni, magistrada do Juizado Especial do Torcedor de Cuiabá, julgou improcedente os pedidos realizados pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso visando o impedimento da torcida organizada do Mixto, “Boca Suja”, de frequentar os estádios de MT durante o ano de 2023 de forma caracterizada, em razão dos estragos realizado pela torcida em 2 de fevereiro, no Estádio Eurico Gaspar Dutra “Dutrinha”. Decisão foi publicada nesta quarta-feira (8). 

A Polícia Militar pediu à justiça que o jogo realizado nesta quinta-feira (9) não fosse executado; que o jogo voltasse a ser realizado no Dutrinha, em Regime de Torcida Única, com veto a torcedores caracterizados do Mixto Esporte Clube e que, se necessário, o jogo fosse realizado na Arena Pantanal, em Regime de Torcida Única.

“Inicialmente, destaco que o pedido realizado é totalmente desprovido de fundamentos legais, logo, não sendo possível o acolhimento de tal pedido, principalmente, porque feriria o ordenamento jurídico básico”, discorreu a magistrada.

Instado a se manifestar, o Ministério Público Estadual (MPE) sustentou pelo não cancelamento do jogo que foi realizado no dia 9, na Arena Pantanal. Ponderou, porém, que sejam tomadas medidas necessárias para evitar desordens no referido estádio.

Leia Também:  Nova Mutum destina recursos para melhorar drenagem na Ranchão

O órgão ministerial sugeriu que o jogo fosse realizado no Dutrinha, em razão de ter torcida pequena e de fácil fiscalização. “No entanto, caso não seja possível, que seja realizado na Arena Pantanal, com o veto dos torcedores caracterizados do Mixto Esporte Clube”, sustentou o MPE.

Conforme Patrícia, decisão nesse sentido proibitivo caracterizaria punição sem que houvesse aplicação do princípio do contraditório e da ampla defesa. Além disso, pontuou que a justificativa arrolada no pedido não apresenta ao certo que há risco iminente ao Estádio.

Ela ainda citou que não há sequer qualquer informação sobre eventuais denúncias realizadas no Tribunal Desportivo. “E neste sentido, reforço que não há qualquer motivo que fundamente legalmente o cancelamento do jogo, e tampouco a partida futebolística não se realize nas dependências da Arena Pantanal”, asseverou.
 
A magistrada ainda determinou ser contratado maior quantidade de seguranças privados para atuar na área externa do Estádio, bem como stewards suficientes que possibilite a fiscalização e segurança dos torcedores.

OLHAR DIRETO
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Serviços do MT Saúde podem ser acessados pelo aplicativo MT Servidor

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA