Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Levantamento aponta o 10 município com mais queimadas em MT em 2024

Publicados

MATO GROSSO

Entre janeiro e 15 de setembro de 2024, 30% dos incêndios registrados em Mato Grosso foram concentrados em apenas 10 municípios, com destaque para Cáceres, Peixoto de Azevedo e Tangará da Serra. Segundo dados do Instituto Centro de Vida (ICV) e da plataforma Amazon Dashboard, da Nasa, o total de área queimada no estado chega a 5.794.738 hectares, o equivalente a mais de cinco milhões de campos de futebol.

A destruição se concentra principalmente no Cerrado, que foi o bioma mais afetado, com 51% dos focos de incêndio, seguido pela Amazônia, com 41%, e o Pantanal, com 8%. A situação deste ano é alarmante, com um aumento de 260% nas áreas atingidas pelo fogo em comparação ao mesmo período de 2023. Mato Grosso, que até agosto liderava o ranking nacional de incêndios, agora ocupa o segundo lugar.

As queimadas atingiram tanto áreas florestais quanto regiões desmatadas recentemente. O Parque Estadual Cristalino 2, no extremo norte do estado, foi fortemente impactado, com cerca de 10% de sua área destruída. Além disso, várias terras indígenas sofreram com os incêndios, incluindo a Terra Indígena Sararé, Vale do Guaporé e Areões.

Leia Também:  TJ decide manter júri de caminhoneiro que matou motorista com nove facadas após acidente

Os municípios que mais registraram áreas queimadas foram: Cáceres, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra, Comodoro, Colniza, Rosário Oeste, Barão de Melgaço, Paranatinga, Santa Terezinha e Campinápolis, com focos concentrados principalmente nas áreas de Cerrado e Amazônia. O cenário ressalta a gravidade das queimadas em Mato Grosso, que continua sendo uma das regiões mais vulneráveis ao fogo no Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  Quinta-feira (24): Mato Grosso registra 703.160 casos e 14.698 óbitos por Covid-19

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA