MATO GROSSO
Limpurb repõe cabeamento furtado e iluminação da ponte Sérgio Motta é restabelecida
MATO GROSSO
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizou a recomposição de aproximadamente 200 metros cabeamento elétrico furtados na ponte Sérgio Motta. Por meio da iniciativa, o funcionamento do sistema de iluminação pública da estrutura, que estava comprometido por conta da ação criminosa, foi restabelecido.
A manutenção emergencial foi executada na noite de terça-feira (1), logo após a empresa pública receber a informação de que as luminárias do local estavam todas apagadas. Na estrutura, a equipe constatou a ausência da fiação e efetuou, de forma imediata, a instalação dos novos materiais nos dois sentidos da pista.
“A rápida resposta foi fundamental, pois a ponte é uma das mais movimentadas da cidade. A Sérgio Motta é um dos principais pontos de ligação entre Cuiabá e Várzea Grande e essa ação criminosa, além de prejuízos financeiros, também gera riscos à segurança dos condutores e pedestres que passam pelo local”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Ainda de acordo com o diretor-geral, furtos de cabos, luminárias e transformadores do sistema de iluminação têm sido uma triste rotina em Cuiabá. Além da ponte Sérgio Motta, outros pontos da cidade foram alvo da prática ilegal nas últimas semanas, como o viaduto na entrada do bairro Parque Cuiabá, a Rodovia Palmiro Paes de Barros e a Avenida Rio Branco.
Diante desse cenário, Júnior explica que a Limpurb tem se empenhado para fazer as recomposições dos equipamentos o mais rápido possível, buscando minimizar os impactos à população. No entanto, ele avalia que é essencial contar com a colaboração da comunidade para enfrentar o problema.
“A população deve acionar as autoridades competentes, todas as vezes que observar alguma movimentação suspeita de pessoas ou veículos sem a identificação da Limpurb ou da concessionária de energia. É importante ainda que não se compre equipamentos de origem duvidosa, pois isso também é crime e contribui para que novos furtos ocorram”, pontua Júnior.


MATO GROSSO
Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.
Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.
“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.
Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.
Tendências de consumo
Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.
De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.
Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.
O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.
Dados do levantamento
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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