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“Linhas de crédito da Desenvolve MT ajudam empreendedor a aprimorar o negócio”, destaca presidente de agência em podcast

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Com linhas de crédito para quem já está no mercado e quem está começando, a Desenvolve MT, agência de fomento do Estado de Mato Grosso, tem tudo para que empresários e empreendedores consigam gerar receita com sustentabilidade e também aprimorar as atividades do negócio. A afirmação é do presidente da agência, Jair Marques, que participou do 16º episódio do MT Conectado e contou mais sobre as linhas de crédito e como solicitá-las.

“Temos, por exemplo, um eixo só para turismo. O Governo de Mato Grosso está olhando com carinho para essa atividade econômica. Tá olhando para cidades como Nobres, Chapada dos Guimarães, para aquelas que são banhadas por rios, entre outras. Há também programas direcionados aos jovens e mulheres empreendedoras”, disse Jair Marques.

E para ter acesso ao crédito é fácil, explicou o presidente da agência. Para aqueles que têm facilidade com o mundo digital tudo pode ser feito sem sair de casa, pelo aplicativo da Desenvolve MT. “A plataforma tem tudo ali disponível. Em poucos cliques o interessado faz a projeção, analisa as parcelas, escolhe qual linha de crédito deseja e faz a solicitação. A plataforma é autoexplicativa”, comentou.

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Quem prefere ter atendimento presencial pode procurar prefeituras ou entidades de classe que são parceiras da Desenvolve MT. “O solicitante terá apoio dos gerentes da agência e dos agentes de crédito para a qualidade do crédito durante o pedido e depois da aprovação”, pontuou.

Assista o 16º episódio do MT Conectado para conhecer mais opções de crédito, saber quais as prioridades do Governo de Mato Grosso para a Desenvolve MT e ter dicas de como fazer a solicitação ou, no caso de municípios que queiram se tornar parceiros da agência, qual é o caminho para fazê-lo.

O episódio dessa semana já está disponível pelo YouTube e Spotify.

 

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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