Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Lula aumenta expectativa em Fávaro e pede ampliação de mercados

Publicados

MATO GROSSO

O presidente da República Lula (PT) elogiou a atuação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), destacando  a necessidade de ampliação de mercados para exportação da produção brasileira. Em um ano à frente da pasta,   78 novos mercados  foram abertos.

 “Se o Fávaro continuar abrindo mais mercados para exportar mais produtos, se a gente conseguir [será muito bom]. Nós também precisamos que os empresários brasileiros acreditem um pouco no Brasil, acredite. Eu tenho experiências muito boas e muito tristes”, disse o presidente.

Lula fez  a declaração  nesta segunda-feira (22),  durante o anúncio da nova política industrial para o país, o “Nova Indústria Brasil”, com promessa de aporte de cerca de R$ 300 bilhões previstos em financiamentos até 2026.

O petista citou ainda competitivade existente no mercado internacional. Por isso, pediu posicionamento dos empresários brasileiros, frente às dificuldades que podem enfrentar no dia a dia, sendo necessário resistir.

Entre as vertentes prioritárias do programa, está a cadeia agroindustrial – que visará ampliar de 18% para 70% a mecanização de estabelecimentos de agricultura familiar e ampliação de utilização de maquinário nacional para 95%.

Leia Também:  Câmara aprova projeto que transforma cargos do Ministério Público da União; acompanhe

Na ocasião, o ministro Carlos Fávaro, destacou a relevância da iniciativa e reiterou o compromisso da pasta para o sucesso da política industrial inovadora.

“Uma reunião muito importante para que a gente possa fazer a indústria brasileira ser pujante e inovadora. Nós do Mapa,  vamos participar com a agroindústria. Uma agroindústria sustentável, que é muito forte no Brasil. É a indústria brasileira gerando empregos e oportunidades”, salientou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá

Publicados

em

O vereador Alex Rodrigues realizou nesta quarta-feira (30) uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para discutir o andamento das obras do BRT em Cuiabá. Durante o encontro, Alex cobrou maior diálogo entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal, destacando que os transtornos causados pelas obras têm afetado diretamente a vida dos cuiabanos e mato-grossenses.

A reunião foi mais um desdobramento da audiência pública promovida pela Câmara para debater os prazos e soluções para o projeto. Na ocasião, a ausência de representantes do governo estadual gerou indignação entre os parlamentares. Alex Rodrigues, que preside a Comissão de Obras, não escondeu sua frustração.

“A política seria para dar resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da Comissão de Obras”, afirmou o vereador.

Os atrasos nas obras do BRT têm provocado caos no trânsito da capital, principalmente em vias movimentadas como as avenidas do CPA, Fernando Corrêa e Tenente Coronel Duarte (Prainha). Esta última ainda não possui solução definitiva para os alagamentos recorrentes, o que ameaça comprometer o funcionamento dos futuros ônibus elétricos previstos para o sistema.

Leia Também:  Minha Casa, Minha Vida deve incluir painel solar, defendem especialistas

Boa parte dos atrasos está relacionada a entraves entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. Contratado em 2022 por R$ 468 milhões, o consórcio alega que o anteprojeto da obra não contemplou elementos essenciais como a macrodrenagem da Prainha, dificultando a execução do cronograma.

Durante a audiência realizada no dia 14 de março de 2025, os vereadores reiteraram o compromisso com a transparência e o interesse público. A Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal deverá realizar, nos próximos dias, uma visita técnica aos canteiros de obras. O objetivo é avaliar in loco os avanços e entraves da execução.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, ressaltou Alex Rodrigues.

A Câmara Municipal seguirá promovendo debates e fiscalizando a obra, com o objetivo de garantir que o projeto avance com responsabilidade e atenda de fato às necessidades da cidade. Para Alex, o envolvimento da população e o diálogo institucional são fundamentais para superar os obstáculos e garantir a entrega da obra.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA