MATO GROSSO
Mães denunciam escola em VG por maus tratos aos filhos
MATO GROSSO
Mães registraram boletim de ocorrência contra a funcionária de uma escola/berçário localizada no Bairro Nova Fronteira, em Várzea Grande, por maus-tratos às crianças que frequentam o local. Os boletins foram registrados nesta segunda-feira (06) por, pelo menos, sete mães.
Conforme apurado, uma das mães tirou os dois filhos do berçário porque notou que eles sempre estavam machucados e reclamando que não queriam voltar para o local.
Ela começou a perceber que outras mães estavam tendo o mesmo problema e resolveu reunir todas para que, juntas, procurassem a polícia. Elas levantaram suspeita de que as crianças estavam sendo maltratadas por uma funcionária da escola.
Várias crianças foram desligadas da instituição devido às suspeitas. Entre as reclamações, as mães alegam que a funcionária nega água para as crianças beberem e ameaça bater nelas com chinelo – inclusive as mães disseram à polícia que há vídeos dela fazendo essas coisas.
Elas alegam, ainda, que uma professora que trabalhava no local pediu demissão por não aguentar ver os maus-tratos às crianças.
Diante de tudo isso, as mães registraram um boletim dizendo que querem representar criminalmente contra a suspeita. O caso está sendo apurado como maus-tratos.
FONTE/ REPOST: REDAÇÃO – FOLHA MAX
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.