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Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l 2024

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou a abertura oficial das aulas do Pré-Enem Digit@l 2024, na manhã deste sábado (23.03), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram do evento e receberam no evento o kit material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios simulados.

Outras quatro cidades também deram o pontapé inicial ao aprendizado neste sábado, que são: Várzea Grande, Cáceres, Juína e Rondonópolis. Nas outras dez cidades polos sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação (DREs) vão ocorrer de acordo com o cronograma estabelecido por cada uma até o dia 27 de março. Cada DRE fará a transmissão dos aulões em suas páginas oficiais no Youtube.

O coordenador estadual da Seduc-MT, Daniel Monteiro, agradeceu aos estudantes pela disponibilidade de estar presente no primeiro aulão do Pré-Enem Digit@l. Ele aproveitou para destacar o avanço que a Educação de Mato Grosso está tendo a cada dia para montar um futuro melhor aos jovens e adolescentes da Rede Estadual de Ensino.

“Eu estou emocionado em ver esse auditório lotado de jovens em um sábado de manhã. Muitos poderiam ter escolhido dormir até mais tarde, mas decidiram mudar a sua história de vida participando desse aulão. Isso mostra que o Governo do Estado de Mato Grosso está no caminho certo com o investimento de R$ 14 milhões com aquisição de kit material de estudo e até lanche durante as aulas do Pré-Enem Digit@l”, disse.

Em Mato Grosso, cerca de 17 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos se inscreveram no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
 

O estudante do 3° ano do Ensino Médio, Vinicius Gabriel Leite de Souza, de 17 anos, disse que está ansioso para as aulas no decorrer do ano. A indecisão na escolha entre três cursos o faz ter determinação e garra para conseguir a vaga tão esperada na UFMT.

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“Esse projeto da Seduc dá a oportunidade de conseguir a vaga que sempre sonhei na Universidade Federal. O meu desejo é conseguir vaga de engenharia, medicina ou seguir uma carreira militar e, para esses cursos, as notas exigidas são altas. Então estou empenhado em assistir todos os aulões e em casa estudar mais e sei que vou conseguir”, afirmou Vinicius Gabriel ,da Escola Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

Já o estudante Guilherme de Melo do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, disse que a graduação que mais se identifica é na área de Computação.

“Eu decidi me inscrever para assistir as aulas do Pré-Enem porque dá uma força a mais do que estudar na escola e em casa, assim consigo garantir a nota exigida para a área que quero. Mas, muitas vezes, o aluno estuda, é inteligente, mas não tem disciplina e determinação. Eu acredito que os estudos não andam sem a disciplina”, afirmou o estudante.

Na conferência de abertura na Capital, a professora doutora Ana Carolina Nunes Ardenghi ministrou uma palestra com o tema “Ler, Escrever, Estudar: desafios na preparação para o Enem”. A mentora faz parte do programa de pós-graduação em estudos da linguagem da UFMT. A educadora tem vasta experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Análise do Discurso e Linguística.

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“A responsabilidade de atender as expectativas de tantos sonhos que estão aqui é muito grande, mas é uma honra abrir esse evento de grande importância na vida profissional dos estudantes com uma palestra inicial que destrava muitas dúvidas”, afirmou Ana Carolina.

O evento de abertura do Pré-Enem Digit@l 2024 contou com a apresentação cultural das bandas da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e da Escola Estadual Militar Tiradentes.  

Estiveram presentes diretores, coordenadores e professores das escolas da Rede Estadual de Ensino, além da equipe da Seduc-MT, como a secretária adjunta de Gestão Educacional Nadine Moreira e secretária adjunta de Gestão Regional Mozara Zasso.

Pré-Enem Digit@l MT

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Em 2023 foram disponibilizadas 10 mil vagas e, em 2024, são cerca de 17 mil vagas. As aulas são presenciais, aulas on-line durante o ano letivo, além de plantão tira-dúvidas.
 

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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