Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mais de 80 agentes de trânsito fazem curso de atualização do Detran-MT

Publicados

MATO GROSSO

Oitenta e dois agentes de trânsito integrantes dos órgãos municipais de trânsito de Sorriso, Colíder, Lucas do Rio Verde, além de policiais militares e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) participaram do Curso de Atualização de Agente de Trânsito, entre os dias 23 de fevereiro e 15 de março.

A capacitação foi realizada pela Escola Pública de Trânsito do Detran-MT com o apoio da Coordenadoria de Conformidade Legal e aconteceu na modalidade híbrida, com carga horária de 32 horas/aula, sendo o módulo teórico ministrado na modalidade de ensino à distância e a parte prática, correspondente a 16 horas/aula, realizada de forma presencial nos dias 2 e 3 de março no município de Sorriso, e de 14 e 15 de março, em Lucas de Rio Verde.

O curso busca atender a demanda de atualização da formação dos profissionais que executam as atividades de fiscalização, operação, policiamento e patrulhamento de trânsito municipal.

“A atualização periódica da formação do agente de trânsito oportuniza a ressignificação de conceitos e práticas de fiscalização de trânsito, contribuindo para a melhoria da segurança viária e, por conseguinte, para a redução do número de mortes no trânsito”, disse a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas.  

Leia Também:  Sesp: “Faccionados estão se matando por briga de território”

Escola Pública de Trânsito

A Escola Pública de Trânsito do Detran-MT é responsável pela oferta e certificação de cursos na área de trânsito. Os cursos promovidos pela Escola destinam-se à formação de servidores públicos vinculados aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, profissionais credenciados, professores da rede pública e particular de ensino e sociedade em geral; envolvendo a construção de conhecimentos na área de segurança viária e temas como educação, engenharia, fiscalização e psicologia de trânsito.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Mendes nega rixa e se diz aberto a verba de ministério de Fávaro

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA