Search
Close this search box.
CUIABÁ

CENTRAL DE TRANSPLANTES

Mato Grosso realiza quatro captações de órgãos em 16 dias e proporciona chance de vida a 19 pacientes de outros estados

Publicados

MATO GROSSO

Em 16 dias, a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou quatro processos de captação de órgãos em Mato Grosso. A ação proporcionou chance de vida a 19 pacientes de seis estados.

A última captação de órgãos ocorreu na madrugada deste sábado (17.06), após autorização da doação e confirmação da compatibilidade dos receptores. A cirurgia teve início a meia-noite, no Hospital Dr. Mário Perrone, em Rondonópolis, e possibilitou a doação de um fígado, dois rins e duas córneas para pacientes de Mato Grosso, Distrito Fedral e São Paulo.

A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília. A logística para execução do procedimento teve apoio da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Outras duas primeiras captações foram realizadas no dia 02 de junho. A terceira captação ocorreu na quarta-feira (14.06). As doações beneficiaram pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.

“O processo de captação de órgãos demonstra toda a importância e grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS). A SES trabalha incansavelmente na conscientização das famílias sobre doação de órgãos e na qualificação dos profissionais da saúde nesta área. Ficamos gratos em saber que uma ação tão nobre transforma a vida de pacientes de Mato Grosso e de outros estados do Brasil”, avalia o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Governo de MT e Funbio investem R$ 7,2 milhões para estruturar Unidades de Conservação
A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos no estado.

Para a secretária adjunta de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Fabiana Bardi, esse é um trabalho árduo que exige amor, paciência e tempo das equipes.

“Nossas equipes estão capacitadas para este trabalho. Elas conduzem tudo com muito amor e dedicação para conscientizar os profissionais e familiares sobre a importância de salvar vidas por meio da doação de órgãos”, pontua.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradece às famílias doadoras e os profissionais envolvidos.

“Nós agradecemos e parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações”, diz.

Leia Também:  Polícia Civil prende autor do assassinato de professora por ocultação de cadáver

Transplantes em Mato Grosso

Atualmente, os pacientes de Mato Grosso que precisam de transplante de rim e outros órgãos, como fígado, pâncreas e coração, são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem transplantados em outros Estados. Os gastos com locomoção e uma ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente são pagos pela SES. Já o transplante de córneas pode ser feito em Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  Gefron apreende 66 kg de cocaína em Pontes e Lacerda

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA