Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mato Grosso recebe capacitação para expansão da estratégia de pré-natal para os pais

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove, na próxima terça-feira (10.05), uma oficina de capacitação para a implementação da Estratégia do Pré-natal do Pai/Parceiro (EPNP) nos serviços da Atenção Primária de Saúde (APS) dos 141 municípios de Mato Grosso.

A capacitação, destinada às equipes de saúde, será realizada no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, das 8h às 17h, e faz parte de uma agenda nacional, que conta com a realização da mesma oficina nas 27 unidades federativas do país.

A Estratégia do Pré-Natal do Pai/Parceiro (EPNP) é um importante instrumento para qualificar a atenção à gestação, ao parto e ao nascimento e aprimorar os vínculos afetivos familiares dos usuários e das usuárias nos serviços da Rede Pública de Saúde. Com ela, ainda é possível ampliar o acesso e o acolhimento dos homens que serão pais aos serviços e programas de saúde, além de qualificar as práticas de cuidado com a saúde do homem no Sistema único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Polícia Militar apreende espingardas e revólver e prende homem por posse ilegal de arma

O procedimento Pré-Natal do Pai/Parceiro foi inserido no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS por meio de Nota Técnica que também estabelece os procedimentos dos testes rápidos de HIV e sífilis para detecção desses vírus na gestante ou no pai/parceiro. 

Por meio do registro é possível acompanhar a produção da Estratégia do Pré-Natal do Pai/Parceiro na Atenção Primária e, assim, fortalecer as ações de paternidade e cuidado no SUS. A estratégia também contribui para a ampliação e melhoria do acesso e acolhimento dos homens nos serviços de saúde.

Para participar da oficina de capacitação, os interessados podem acessar o link de inscrição.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  As duas coisas mais importantes do planeta são a segurança alimentar e ambiental” e “Mato Grosso pode dobrar sua produção em 10 anos”, constata governador Mauro Mendes

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA