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Mato Grosso tem 25 mil contrações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

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As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com carteiras assinadas, em março, e mandaram embora (ou pediram demissão) 54.152. O saldo foi de 1.085 empregados a mais e é o menor do trimestre – fevereiro foram 7,4 mil e em janeiro 17,1 mil. No trimestre, são 25 mil admitidos a mais.

O balanço de março, divulgado ontem pelo ministério do Trabalho/Caged, aponta o setor de serviços como maior gerador de empregos do mês: 2.664 a mais, saldo de 18,9 mil contratações e 16,2 mil demissões. A construção civil foi vice-líder empregando 1.671 pedreiros, serventes a mais, resultado de 5.457 admitidos e 3.786 demitidos. A indústria também teve bom desempenho ao admitir 1.272 mil profissionais a mais, resultado de 8 mil contratações e 6,7 mil demissões. O comércio teve 237 contratados a mais – 15.653 começaram a trabalhar e 15.416 saíram das empresas onde estavam.

Só Notícias apurou que o agro foi o único setor com desempenho negativo. Com o fim da colheita da soja, foram desligados 11.939 trabalhadores e admitidos 7,180, com saldo de 4.759 demissões a mais.

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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