Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Mato Grosso tem impressionado o mundo e está à frente do mercado na economia verde”, afirma diretora de instituto chinês

Publicados

MATO GROSSO

A diretora-executiva do Global Environmental Institute China (GEI), Jiaman Jin, afirmou que o instituto “tem aprendido muito com Mato Grosso” em termos de produção sustentável e economia verde.

Jiaman participou do painel “Cadeias de abastecimento agrícola sustentável China-Brasil: construindo colaboração para preservar as florestas amazônicas e responder aos riscos das mudanças climáticas”, nesta terça-feira (05.12), na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.

O GEI é um instituto ambiental que atua junto a políticos, empresas, cientistas e comunidades locais para construir soluções ambientais.

“Nós fizemos uma visita no Estado de Mato Grosso para ver ‘in loco’ as práticas. Aprendemos muito com o programa de passaporte verde de Mato Grosso, que assegura a sustentabilidade da carne produzida”, afirmou Jiaman.

Para a executiva, Mato Grosso tem sido pioneiro nesse mercado, o que tem “impressionado” os players mundiais.

“Vemos que são padrões internacionais implementados na cadeia da carne em Mato Grosso. A produção de carne dentro da perspectiva de baixa emissão de carbono é um mercado com grande potencial e vamos trabalhar para expandir isso”, registrou.

Leia Também:  SES investiu R$ 2,8 milhões na reforma da nova sede do Escritório Regional de Saúde de Juara

Também integrante do painel, o governador Mauro Mendes destacou que a rastreabilidade da carne é uma exigência dos grandes mercados e Mato Grosso tem cumprido com louvor esse requisito.

“Temos estabelecido instrumentos práticos e efetivos que garantem esta rastreabilidade e assegurem que todos aqueles que estão nessa cadeia produtiva possam estar exercendo a sua atividade com os devidos compromissos de sustentabilidade”, pontuou.

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, ressaltou a importância de estreitar as parcerias com o mercado chinês.

“55% de tudo o que exportamos de carne vai para a China. A China é um grande parceiro. E Mato Grosso tem grande potencial de expandir a produção em áreas degradadas. Hoje produzimos uma carne de baixo carbono em larga escala e vamos avançar nessa meta de garantir segurança climática e segurança alimentar”, completou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Seduc divulga resultado preliminar dos 100 estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Mendes afirma que vai desmascarar prefeito Emanuel Pinheiro sobre dados da saúde municipal

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA