Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MT Ciências leva interatividade e experiências científicas a estudantes de Juína

Publicados

MATO GROSSO

A carreta do MT Ciências desembarca, nesta terça-feira (13.06), no município de Juína (745 km de Cuiabá), para uma série de ações junto a estudantes de municipais e estaduais, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.

O projeto faz parte do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Dentro da carreta, os estudantes poderão experienciar atividades interativas e acessar a Sala de Tecnologia e Inovação, com óculos de realidade virtual e o planetário digital. Também serão disponibilizados outros dois ambientes externos.

Além disso, o circuito conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os visitantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Conhecerão as instalações os estudantes das escolas municipais Paulo Freire, José De Anchieta, Maria Hilda Panas e 9 De Maio. Também, das escolas estaduais Marechal Rondon e Dr. Artur Antunes Maciel, do Colégio Salesiano São Gonçalo de Juína e Colégio Presbiteriano de Juína. Os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso também terão espaço na programação.

Leia Também:  Reformado, Dutrinha resgata história do futebol cuiabano

Os atendimentos vão ocorrer das 7h às 11h e das 13h às 17h, e seguem até sexta-feira (16), dia do padroeiro da cidade, quando a programação estará aberta para toda a população no período vespertino.

Na última semana, o circuito passou pelo município de Nova Mutum (240 km de Cuiabá), contando com a participação de mais de 1,8 mil estudantes. Outros municípios também vão receber o projeto, como Lucas do Rio Verde e Araguaína. Para acompanhar as ações, clique aqui.

MT Ciências

O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

Leia Também:  Sema-MT notifica proprietários moradores da região da Transpantaneira para limpeza de vegetação e aceiros

Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA