MATO GROSSO
MT participa do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus
MATO GROSSO
Mato Grosso irá participar do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece entre esta quarta-feira e sexta-feira (8 e 10.11), em Manaus (AM). Vão comparecer ao evento representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), de Saúde (SES) e de Segurança Pública (Sesp).
Representando o Intermat, a assessora executiva da autarquia, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza, vai participar da reunião do Fórum de Institutos de Terra da Amazônia Legal, que começa às 14h na quarta-feira (08.11) e abre a programação do encontro, que teve a 25ª edição realizada em Cuiabá, no mês de junho.
Já a Sema terá o secretário adjunto Executivo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Marega, como representante, e a Sesp, o secretário adjunto de Segurança Pública, o coronel Everton Moretti.
De acordo com a organização do Fórum, serão realizadas Oficinas Técnicas das diversas Instâncias do Consórcio.
Além dos presidentes e representantes dos Institutos de Terras, também devem participar representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), dos Ministérios de Minas e Energia, das Relações Exteriores e da Integração, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), secretários de Estado de Agricultura, Fazenda, Planejamento, Segurança Pública, Meio Ambiente e Mineração da Amazônia Legal, entre outros.
O 26º Fórum acontece antes da realização da Conferência das Partes (COP28), em dezembro, e deverá focar em debates sobre o protagonismo que a população dos nove Estados da Amazônia Legal deve ter nas discussões nacionais e internacionais sobre a região.
Amazônia Legal
O conceito foi instituído pelo Governo Brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos Estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal é uma área de 5.015.146,008 km², que corresponde a cerca de 58,93% do território brasileiro e engloba os estados de Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL4 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo