17 de Agosto de 2025
Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MT participa do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus

Publicados

MATO GROSSO

Mato Grosso irá participar do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece entre esta quarta-feira e sexta-feira (8 e 10.11), em Manaus (AM). Vão comparecer ao evento representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), de Saúde (SES) e de Segurança Pública (Sesp).

Representando o Intermat, a assessora executiva da autarquia, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza, vai participar da reunião do Fórum de Institutos de Terra da Amazônia Legal, que começa às 14h na quarta-feira (08.11) e abre a programação do encontro, que teve a 25ª edição realizada em Cuiabá, no mês de junho.

Já a Sema terá o secretário adjunto Executivo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Marega, como representante, e a Sesp, o secretário adjunto de Segurança Pública, o coronel Everton Moretti.

De acordo com a organização do Fórum, serão realizadas Oficinas Técnicas das diversas Instâncias do Consórcio.

Além dos presidentes e representantes dos Institutos de Terras, também devem participar representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), dos Ministérios de Minas e Energia, das Relações Exteriores e da Integração, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), secretários de Estado de Agricultura, Fazenda, Planejamento, Segurança Pública, Meio Ambiente e Mineração da Amazônia Legal, entre outros.

Leia Também:  Rombo pode afetar salário de servidores municipais a partir de 2023

O 26º Fórum acontece antes da realização da Conferência das Partes (COP28), em dezembro, e deverá focar em debates sobre o protagonismo que a população dos nove Estados da Amazônia Legal deve ter nas discussões nacionais e internacionais sobre a região.

Amazônia Legal

O conceito foi instituído pelo Governo Brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos Estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal é uma área de 5.015.146,008 km², que corresponde a cerca de 58,93% do território brasileiro e engloba os estados de Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program

Publicados

em

O Colégio Unicus é destaque nacional e conquista troféu em educação bilíngue no School Innovation Program 2025, promovido pelo hub educacional da Conexia. A premiação, que avaliou práticas pedagógicas de mais de 400 escolas de todo o país, consagrou a instituição como referência em inovação e resultados. A cerimônia foi realizada em Foz do Iguaçu (PR), com a presença de instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil.

A iniciativa reconhece escolas que implementam com excelência projetos inovadores e de impacto comprovado. O programa é dividido em três grandes eixos: Plataforma AZ (desempenho acadêmico), High Five (educação bilíngue) e My Life (formação socioemocional).

O Colégio Unicus foi premiado pelo trabalho consistente no desenvolvimento da competência bilíngue dos estudantes, com uma proposta que alia intencionalidade pedagógica, uso cotidiano da língua inglesa e formação crítica desde a infância.

A metodologia adotada foi criada por um eficiente time pedagógico, formado por coordenadores experientes, professores do currículo em inglês e pela direção geral, sob o comando de Márcia Amorim Pedr’Angelo, pedagoga e coordenadora da Unesco para a Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que também está à frente da Escola Toque de Mãe.

Leia Também:  Governo de MT divulga calendário de pagamentos dos salários e 13º para 2024

Como parte da conquista, o método desenvolvido pela escola será incluído como case de sucesso no manual nacional de boas práticas educacionais do programa, que será distribuído a educadores e gestores de todo o Brasil.

“Graças ao empenho, à dedicação e ao compromisso com a excelência é que chegamos a esse reconhecimento nacional. É possível unir excelência acadêmica, intencionalidade pedagógica e vínculo afetivo com os alunos. O ensino em duas línguas faz parte desse projeto que prepara nossos estudantes para o mundo com raízes sólidas e visão expandida”, afirma Márcia.

Os coordenadores pedagógicos Dani Stefanini e Rafael Ribeiro representaram a equipe no evento e foram responsáveis por receber o prêmio, sendo reconhecidos pelo protagonismo na condução do projeto.

A coordenadora pedagógica, Dani Stefanini, destaca: “Esse é um momento importante para nossa escola, um reconhecimento nacional da qualidade do trabalho bilíngue desenvolvido”.

Rafael Ribeiro, coordenador do currículo em inglês, reconhece os seus professores como sendo peça chave desse sucesso “This achievement belongs to all of you! Congratulations for believing, dedicating, and making it happen.
You’ve done an amazing job, let’s keep this excellence going strong!”

Leia Também:  Vereadora de Cuiabá ataca Bolsonaro: “ele só tem merda para oferecer ao povo”

O School Innovation Program integra a Jornada Conexia, plataforma voltada à valorização e difusão de práticas pedagógicas de alto impacto no desenvolvimento integral dos estudantes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA