MATO GROSSO
Museu de História Natural de Mato Grosso abre inscrições para oficinas, roda de conversa e contação de histórias
MATO GROSSO
Todos os sábados, na área verde, o público poderá participar de atividades conduzidas por mulheres. A ação tem o objetivo de proporcionar uma vivência sob o ponto de vista feminino, nas variadas manifestações socioculturais. Serão realizadas oficinas, roda de conversa e contação de histórias.
As inscrições são gratuitas e liberadas às 17h das quartas-feiras que antecedem a realização das oficinas. O número de vagas é limitado, por isso os interessados devem se cadastrar para as atividades no link https://linktr.ee/mhnmt.
Confira a programação:
Oficina Tecendo o minhocão do Rio Pari
Quando: 04.03 (sábado)
Horário: 09h às 11h
Abertura das inscrições: 01.03 (https://linktr.ee/mhnmt)
Nesta oficina os participantes vão poder recriar, por meio de fios, uma peça mágica – O Minhocão do Rio Pari. Esta atividade será conduzida pela artista têxtil Alice Pereira, especialista em arte educação, que atua há 10 anos como professora de trabalhos manuais. Alice herdou o gosto e as habilidades manuais de sua ancestralidade.
Museu por Elas | Ioga + Roda de conversa + Café da manhã
Quando: 11.03 (sábado)
Horário: 09h às 11h
Abertura das inscrições: 08.03 (https://linktr.ee/mhnmt)
Uma manhã especial no Museu para as Mulheres. No primeiro momento, Amanda Cristie, educadora física, com o enfoque em práticas corporais, irá oferecer uma aula de Hatha Yoga, focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade.
Depois, será ofertado um delicioso café da manhã durante a roda de conversa, que vai abordar temas sobre a vida e a saúde da mulher, integridade física e equilíbrio emocional. O café da manhã será fornecido pela Ana Beatriz Hirooka, gastróloga, empreendedora e fundadora da ‘Pranta‘, empresa de cozinha vegana, natural e saudável.
Durante a roda de conversa, os filhos, das mulheres presentes, poderão participar de uma oficina de cartão pop-up.
Oficina Ilustrando as Plantas do Museu
Dia: 18.03 (sábado)
Horário: 9h às 11h
Abertura das inscrições: 15.03 (https://linktr.ee/mhnmt)
Nesta oficina, os participantes aprenderão a desenhar folhas e flores e a pintar um campo natural utilizando técnicas de aquarela. A oficina será conduzida pela artista Fernanda Fidelis, que ensinará o passo a passo do processo criativo, usando flores e plantas presentes no Museu.
Oficina A Arte de Contar História
Dia: 25.03 (sábado)
Horário: 9h às 11h
Área verde do Museu de História Natural de MT
Abertura das inscrições: 22.03 (https://linktr.ee/mhnmt)
O Museu receberá a narradora Mariana Neves, professora e artista, e seu companheiro musicista Anibal Pereira para uma atividade de contação de histórias que conectam, cativam, e que possibilita a reflexão sobre duas datas importantes no mês de março – Dia da Água e Dia da Poesia.
Serviço
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em funcionamento sob gestão compartilhada, desde 2006, pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h
Entrada: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Aos domingos a entrada é gratuita
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá-MT
Contato: https://linktr.ee/mhnmt
Informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99686-7701 WhatsApp
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.