MATO GROSSO
“Nossa escola está preparada para o futuro e isso se deve aos investimentos do Governo de MT”, afirma diretor
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, inauguraram nesta sexta-feira (24.02) o novo prédio da Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus, em Barra do Bugres, que irá atender cerca de 1,3 mil alunos da rede estadual de ensino.
A obra teve início há cerca de 10 anos e ficou paralisada, até ser retomada na gestão Mauro Mendes, com investimento de R$ 5,4 milhões. Além de um prédio amplo e moderno, a unidade recebeu equipamentos tecnológicos, que vão auxiliar na aprendizagem dos estudantes.
“Todas as nossas salas possuem Smart TVs, recebemos 160 chromebooks, temos laboratório de robótica e um sistema de internet que cobre toda essa escola, além da plataforma de inglês e de tantos outros investimentos que têm atraído os alunos para o estudo. Nossa escola está preparada para o futuro e isso se deve ao Governo de Mato Grosso”, destacou o diretor da unidade, Ourival Junior.
A prefeita de Barra do Bugres, Maria Azenilda Pereira, agradeceu ao governo do Estado pela atenção com o município, e afirmou que a inauguração da unidade é uma realização para todos os moradores.
“Estou muito feliz e emocionada, porque aguardávamos por isso há 10 anos, e hoje foi entregue essa escola. É assim que se faz política, política voltada para as famílias”, manifestou.
O governador Mauro Mendes destacou que o Governo de Mato Grosso tem investido não apenas em mais tecnologia para as unidades escolares, mas também na área pedagógica, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino das escolas públicas, e ressaltou que os investimentos são resultados da eficiência aplicada na gestão, que tem como objetivo a melhor aplicação dos recursos públicos, melhorando a vida da população.
“Estamos colocando nas escolas públicas aquilo que tem de melhor no Brasil e nas escolas particulares. O material didático é semelhante ao do melhor colégio particular de Cuiabá, e a tecnologia que estamos empregando muitas escolas particulares sequer têm. E isso é o que nos, cidadãos, queremos: um Estado eficiente. Temos que olhar para a coisa pública com mais amor e fazer com qualidade, porque tudo que se faz com qualidade dura mais e você aplica mais corretamente o dinheiro público”.
“Todo esse investimento da sociedade é em vocês, alunos, para que, no futuro, quando vocês estiverem em posição como as nossas, sejam cidadãos preparados, conscientes e que contribuem com a sociedade”, completou o governador.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou o investimento de mais de R$ 700 milhões para reformas e ampliações de unidades escolares, que somam a outros projetos de modernização das escolas, transformando o ambiente e estimulando a participação dos alunos.
“Temos um governo comprometido em melhorar a gestão pedagógica, com o objetivo de colocar a educação de Mato Grosso entre as 10 melhores do país. Isso é possível fazer com a força de trabalho e dedicação de todos os profissionais da educação e dos nossos estudantes, que estão tendo oportunidades, condições, equipamentos e ferramentas para trabalharem e terem uma educação de qualidade. Tenho certeza que os resultados vão acontecer”, afirmou.
O secretário ainda observou que, seguindo o Novo Ensino Médio, os alunos da unidade de Barra do Bugres contarão com a oferta de três cursos técnicos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “É uma escola do futuro que vai preparar nossos jovens para o mercado de trabalho”, manifestou.
O senador Jayme Campos parabenizou o governador Mauro Mendes e seus secretários de Estado pelos investimentos realizados desde a primeira gestão.
“É um trabalho exitoso e competente o do Governo do Estado. Quando você trabalha com transparência na coisa pública, o dinheiro rende, e Mauro está fazendo um trabalho respeitoso, não só em nível de Mato Grosso, mas nacionalmente. Não tem outro Estado da federação que investe 19% da sua receita corrente líquida, e isso é possível porque este é um governo sério”, declarou.
Na solenidade, o governador Mauro Mendes também entregou novos armamentos para o 7º Comando da Polícia Militar, que atenderá a região de Tangará da Serra. Foram entregues, ao todo, 12 fuzis, 32 granadas de emissão lacrimogêneo, 28 cargas múltiplas de gás lacrimogêneo, e mais de 1,1 mil munições.
Solenidade
Estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Virginia Mendes, os senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e Margareth Buzetti, os deputados estaduais Beto Dois a Um, Paulo Araújo e Dr. João, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Alan Porto (Educação), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, e prefeitos da região.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
GERAL4 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS1 dia atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS1 dia atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama