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Nota MT é tema de novo episódio de podcast; sorteios de dezembro somam R$ 800 mil

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O programa Nota MT, que visa a educação fiscal e busca evitar a sonegação de tributos em Mato Grosso, foi tema de bate-papo do novo episódio do podcast MT Conectado, que foi ao ar nesta terça-feira (22.11). Promovido pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o programa já concedeu mais de R$ 19,5 milhões em prêmios distribuídos e teve mais de 36 mil consumidores contemplados. Somente no mês de dezembro serão sorteados R$ 800 mil.

“Com a pretensão de estimular a consciência cidadã, o Nota MT sorteia diversos prêmios entre os contribuintes que, durante uma compra ou utilização do serviço de transporte intermunicipal ou interestadual, exigem seu documento fiscal. O imposto é revertido para a sociedade através dos cofres públicos, para que possam ser investidos em segurança, educação e saúde, por exemplo. Assim, a população, os municípios e o estado ganham, e as entidades filantrópicas habilitadas também”, pontuou o secretário adjunto de Relacionamento com o Contribuinte da Sefaz, Jefferson Delgado.

Durante a conversa, comandada pelos jornalistas Fernando Martins e Elisete Mengatti, foi explicado o passo-a-passo para o contribuinte se cadastrar no programa e participar dos sorteios de prêmios. Para isso, é imprescindível incluir o CPF na nota de compra. 

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O secretário ainda informou que o Nota MT sorteia neste mês de dezembro cinco prêmios de R$ 50 mil, que fazem parte do Especial Natal 2022, outros 1.000 prêmos de R$ 500, e mais cinco de R$ 10.000 para os contribuintes inscritos. O prêmio regular será sorteado no dia 8 de dezembro, enquanto o especial será no dia 15.

“É um programa ganha-ganha. Vai ajudar a arrecadação do Estado com tributos, então a sociedade como um todo ganha, e você ganha individualmente quando você é sorteado. O programa ainda gera desconto no IPVA, de até R$ 100, quando você tem um veículo no Estado cadastrado em seu CPF, e você ainda ajuda uma entidade filantrópica”, acrescentou o secretário.

Para ouvir o bate-papo completo, basta acessar as plataformas do Governo de Mato Grosso: Youtube Spotify.

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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