MATO GROSSO
Novo equipamento para perícia em drogas começa a ser usado pela Politec em Sorriso
MATO GROSSO
A aquisição de equipamentos de Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) pelo Governo de Mato Grosso deu agilidade aos exames definitivos de drogas apreendidas pela polícia. A tecnologia começou a ser usada na Gerência Regional da Politec de Sorriso. Nas últimas semanas, foram emitidos 14 laudos periciais pela unidade. Com ele, a análise das substâncias é feita de forma mais precisa e segura, contribuindo com a rapidez na conclusão dos laudos periciais.
Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado no ano passado e entregues à Politec de Cuiabá, e às 15 gerências regionais do interior do estado. Com a utilização deles, a realização das perícias atinge a conformidade dos padrões de identificação forense de drogas estabelecidos internacionalmente, classificados como técnica padrão classe A, o que garante maior segurança e precisão na obtenção dos resultados.
Antes da aquisição dos equipamentos FTIR, as análises de drogas e substâncias proscritas apreendidas pela polícia, ou coletadas em locais de crimes, eram realizadas pelo Laboratório Forense de Cuiabá, o que demandava um prazo de até 60 dias para a conclusão do laudo definitivo.
Conforme a Gerência Regional da Politec de Sorriso, a melhora nos serviços ofertados pela perícia também é resultado do trabalho realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) local, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT).![]()
“A realização dos exames definitivos de drogas nesta unidade é resultado do trabalho do Conselho de Segurança Pública de Sorriso, que, com o apoio da SESP, do Ministério Público e do Poder Judiciário do Estado, realizou investimentos expressivos para a implementação do laboratório nesta gerência, com instalação de bancadas de granito, móveis, aquisição de materiais e adequação da rede elétrica”, afirmou o perito oficial criminal Nilton Carlos Dalberto.
O equipamento FTIR já está em operação na capital e nas gerências regionais de Cáceres, Sinop, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste , Sorriso, Barra do Garças, e Água Boa.
Funcionamento
A análise das substâncias pela espectroscopia no infravermelho é realizada através da vibração das ligações químicas presentes na molécula, e dura cerca de 3 minutos. A identificação é feita mediante consulta em um banco de dados do equipamento, que possui uma biblioteca catalogada de compostos, e identifica o material entre diferentes tipos de substâncias sólidas e líquidas, como drogas, medicamentos e explosivos.
A realização das perícias segue o método da comunidade científica forense mundial, mais especificamente do Grupo de Trabalho Científico para Análise de Drogas Apreendidas (SWGDRUG), que recomenda a realização de, pelo menos, dois exames na substância analisada, a fim de evitar a classificação e identificação errôneas do material.
*Com supervisão de Tita Mara Teixeira
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
-
MATO GROSSO3 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO3 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO2 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO2 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO1 dia atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO10 horas atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS9 horas atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá