Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Operação Lei Seca resulta na prisão de 17 motoristas embriagados na Avenida Isaac Póvoas

Publicados

MATO GROSSO

Dezessete motoristas foram presos por embriaguez ao volante na Operação Lei Seca realizada na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (05.02). Na ação, também foram confeccionadas 72 multas.

Um dos suspeitos detidos, além da embriaguez, recebeu agravante pela ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outro motorista estava alcoolizado, sem CNH, em posse de entorpecentes e ainda desobedeceu à ordem de funcionário público.

Além das prisões que incluíam consumo de álcool, os agentes fiscalizadores prenderam uma pessoa (não alcoolizada) que entregou o carro para condutor não habilitado.

De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), foram aplicadas 29 multas contra condutores sob efeito de álcool e 17 contra os que conduziam veículos sem registro ou não licenciado.

Também foram confeccionados 11 autos de infração contra motoristas que se recusaram a fazer o teste de alcoolemia e oito que não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Sete foram por infrações diversas.

Leia Também:  Mais um criminoso suspeito de ataque em Confresa é morto em confronto com as forças de segurança

A operação terminou com 157 pessoas submetidas ao teste do etilômetro. Também foram fiscalizados 153 veículos. Destes, 55 foram autuados e 41 removidos (40 carros e 1 moto).

Realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do GGI, a Operação Lei Seca conta como parceiros órgãos e unidades policiais como Batalhão de Trânsito (BPMTran), da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Aposentados e pensionistas da época da divisão do Estado devem procurar MT Prev para recadastramento

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Mais um criminoso suspeito de ataque em Confresa é morto em confronto com as forças de segurança

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA