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Parceria da Desenvolve MT com municípios fortalece empreendedorismo no interior do Estado

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A Agência de Fomento do Estado – Desenvolve MT tem intensificado as ações de acesso a lindas de crédito para os empreendedores de Mato Grosso. Dos R$ 31,9 milhões liberados em concessão de crédito de janeiro até novembro de 2023, parte importante dos resultados foi ao trabalho dos agentes de crédito conveniados com as prefeituras.

Neste ano, 59 municípios foram atendidos principalmente por meio dos agentes de créditos e entidades do comércio, além da plataforma digital, que permite ao empreendedor solicitar seu financiamento de qualquer lugar do Estado.

São 37 prefeituras conveniadas, com a missão de divulgar as linhas de crédito para os empreendedores em seus municípios, e principalmente facilitar o relacionamento com a Desenvolve MT para obtenção de crédito trazendo desenvolvimento local.

Rondonópolis é um exemplo disso, e está entre os três municípios que mais tomaram crédito com a Desenvolve MT, registrando 65 contratos fechados, no total de R$ 1.894.061,50. O Valor foi 26,76% maior que o total liberado em 2022.

Jarmes Freitas é agente em Rondonópolis e ressalta a importância do atendimento. “A liberação de microcrédito ajuda a fomentar a cidade na geração de emprego e renda. O agente tem um papel primordial para o mercado de crédito e para o crescimento de empresas de pequeno e médio porte”, disse.

A capital do Estado está em primeiro lugar no ranking de liberações, registrando o valor de R$ 17.472.797,99, em razão do maior índice populacional. Várzea Grande, que concentra a segunda maior população em MT, ficou em segundo lugar, registrando R$ 2.746.883,46 liberados em créditos.

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Destaque também para as cidades de Sinop, em quarto lugar, com R$ 1.444.975,95; em quinta posição está Sorriso, com R$ 896.178,85; em sexta posição está Alto Taquari, com R$ 797.882,99, em sétima posição está Diamantino, com R$773.812,45, Tangará da Serra em oitava posição, com R$ 679.648,68, Jaciara em nona posição, com R$ 605.365,11 e fechando o ranking dos dez municípios que mais tomaram crédito está Lucas do Rio Verde com R$ 604.470,50.

O trabalho dos agentes de crédito é o primeiro contato do empreendedor com a agência, e a ele compete tanto a apresentação das linhas de financiamento, quanto o auxílio relativo ao cadastro e acompanhamento dos processos dos empresários.

Para a assessora técnica da Desenvolve MT Ava Clair isso é um grande diferencial para o sucesso da operação, pois permite que o cliente seja assessorado do início ao fim do processo de requerimento.

“Meu trabalho na coordenadoria de agentes é instrumentalizar a estrutura de apoio para o desenvolvimento do trabalho desses agentes. Essa estrutura conta com treinamento mensal, suporte diário de consulta de processos, viagens de supervisão e alinhamento, envio de materiais gráficos para a composição da estrutura física de atendimento local, acesso a ferramentas e suporte técnico”, explica.

Ainda dentro do quadro de atividades do trabalho, está também a divulgação do programa aos prefeitos, secretários e diretores de associações, visando a parceria com a Desenvolve MT.

Resultado de todo esse trabalho são histórias como a de Arthur Gomes Assis, microempreendedor individual e proprietário da Barbearia 24 de Abril, aberta em 2019, no centro de Alto Taquari.

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Ele conheceu a Desenvolve MT durante o lançamento da linha de crédito Jovem Empreendedor, realizado pelo Governo, e entrou em contato pelas redes sociais com uma das agentes do município, que o ajudou a adquirir o financiamento.

“Esse valor me ajudou bastante pois estava em um momento de ampliar a minha barbearia, passando por reformas e comprando móveis novos. Foram apresentadas outras linhas de crédito com outras condições e taxas, mas a linha Jovem Empreendedor foi a que melhor atendeu as minhas condições”, explicou Arthur.

Para o ano de 2024, a expectativa é que a Desenvolve MT amplie ainda mais as parcerias com os municípios, e implemente um modelo de negócio estruturado, em conjunto com o Sebrae MT, visando otimizar a capacitação de agentes de crédito e fortalecer o empreendedorismo mato-grossense.

Segundo o diretor de crédito, Hélio Tito de Arruda, a presença do agente prestando atendimento e orientação ao empreendedor na ponta é fundamental nos municípios.

“A Desenvolve MT tem prestado todo apoio às prefeituras visando a democratização do crédito, os agentes conhecem o dia a dia dos empresários, suas necessidades. Eles têm um papel fundamental de ajudar no fortalecimento desses negócios, não apenas apoiando a liberação do crédito, mas contribuindo com a geração de emprego e renda”, enfatiza o diretor.

(Com supervisão de Livia Rabani)

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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