MATO GROSSO
Pesquisa custeada pela Fapemat utiliza técnica do “DNA ambiental” para identificar impacto do fogo no Pantanal
MATO GROSSO
De acordo com o coordenador do projeto, professor doutor Leandro Battirola, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os pesquisadores utilizaram essa técnica para avaliar a melhor época de implementar queimadas prescritas a fim de auxiliar brigadistas e os agentes públicos na tomada de decisões estratégicas para o controle e combate aos incêndios florestais.
“A equipe realizou as queimadas prescritas em três épocas do ano para avaliar qual seria e melhor época do ano para implementar as queimadas com menor impacto para a biodiversidade, final do período chuvoso, período seco, e período de início das chuvas”, afirmou.
Durante o trabalho, uma equipe coordenada pelo analista ambiental e especialista em Manejo Integrado do Fogo (MIF) Christian Berlinck realizava as queimadas e a outra, sob a coordenação do professor Marcos Soares e execução da doutoranda Sabrina Targanski, coletava amostras das cinzas e do solo nos locais onde o fogo queimava a vegetação.
O e-DNA ou DNA ambiental é uma mistura complexa de DNA genômico oriundo de organismos inteiros ou partes deles, presentes em amostras ambientais, como solo, água, ar, etc. Essa técnica é capaz de detectar a presença de diversos organismos em apenas 1 grama de solo. Traz inúmeras vantagens como rapidez, identificação, avaliação, monitoramento e proteção da biodiversidade local, permitindo melhor gerenciamento e conservação dos ecossistemas.
As coletas ocorreram em vários meses, após as queimadas prescritas, para que os pesquisadores conseguissem compreender se a biodiversidade impactada pelo fogo poderia se recuperar ao longo do tempo.
A composição das cinzas nas três queimas prescritas apresentou maiores concentrações de alguns elementos químicos (exemplo: B, Ca, K e outros). Os bioensaios ecotoxicológicos comprovaram a toxicidade das cinzas florestais em diferentes organismos. A composição e o pH alcalino podem explicar a toxidez detectada pela equipe. A sazonalidade tem influências distintas nas características e na ecotoxicidade das cinzas florestais.
O uso do DNA ambiental permitiu identificar centenas de bactérias, fungos, e animais no solo do Pantanal.
A execução do projeto permitiu a capacitação e treinamento de brigadistas na implementação de queimadas prescritas como forma de manejo integrado do fogo para combater incêndios no Pantanal. A equipe contou com o apoio de brigadistas e guarda-parques do Sesc Pantanal Mato Grosso, local esse escolhido para realizar os experimentos de queimada prescrita.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
SBD CONNECT MT: Cuiabá será palco de congresso que une ciência, inovação e futuro da Dermatologia

Nos dias 15 e 16 de agosto, a capital mato-grossense sediará o 1º SBD CONNECT MT, um evento inédito que promete transformar a forma como médicos dermatologistas se atualizam, se conectam e pensam o futuro da especialidade.
O congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional MT, reunirá grandes nomes da dermatologia brasileira em dois dias de programação intensa, marcada por conteúdo técnico, tendências estéticas, inovações científicas e gestão clínica.
A médica dermatologista Dra. Sullege Suzuki, membro da diretoria da SBD-MT e uma das palestrantes do evento, destaca o propósito do encontro. “O SBD Connect nasceu do desejo de ampliar o olhar da dermatologia para além da prescrição e do procedimento. É sobre ciência, mas também sobre visão estratégica, inovação com ética e, principalmente, conexão entre profissionais que desejam evoluir juntos.”
Além de compor a diretoria responsável pela organização do evento, a Dra. Sullege participará ativamente da programação, integrando discussões clínicas e ministrando palestra sobre tecnologias consagradas que evoluíram. “No primeiro dia, vou apresentar os avanços do laser NdYag e como ele tem transformado os resultados estéticos de forma segura e eficaz. Nossa proposta é mostrar como a ciência por trás da tecnologia pode potencializar ainda mais a prática clínica”, explica a dermatologista, que é referência em dermatologia integrativa e cuidados personalizados no Centro-Oeste.
No dia 15, a programação contempla blocos voltados a procedimentos estéticos com base científica, uso de imunobiológicos, medicina regenerativa, dermato-oncologia, tecnologias consagradas como o Laser NdYag, além de tendências como K-beauty e cosméticos veganos. Nomes como Dra. Bhertha Tamura, Dr. Samir Arbache, Dra. Talita Pompermaier, Dr. Paulo Pacola e Dra. Geisa Marjorie (presidente da SBD-MT) fazem parte do time de especialistas. O dia também traz um bloco jurídico com orientações práticas sobre segurança legal na prática dermatológica.
Já no dia 16, o congresso será dedicado à gestão médica, liderança, inovação digital e posicionamento estratégico. A programação inclui discussões sobre inteligência artificial na prática clínica, modelos de negócios sustentáveis para clínicas dermatológicas e a presença médica nas redes sociais. As palestras serão conduzidas por especialistas como Dra. Sullege Suzuki e Dra. Vanessa Casteli, reforçando o papel do médico como líder e comunicador da sua própria marca profissional.
Participar de congressos como o SBD CONNECT MT é uma oportunidade valiosa para médicos dermatologistas se manterem atualizados com as práticas clínicas mais recentes, reforçarem sua atuação ética e técnica, além de fortalecerem seu networking com especialistas de todo o país. A presença em eventos científicos amplia repertório, inspira novos olhares e contribui diretamente para uma prática médica mais qualificada e segura.
Para conferir a programação completa, conhecer todos os palestrantes e fazer sua inscrição, acesse: https://www.sbdconnect.eventos.site/Home/
-
MATO GROSSO4 dias atrás
De filho para pai: Cacildis é símbolo de amor e memória no Dia dos Pais
-
MATO GROSSO2 dias atrás
A missão da advocacia na defesa da justiça e da liberdade
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Guardiões da Justiça em tempos de transformação
-
MATO GROSSO1 dia atrás
SBD CONNECT MT: Cuiabá será palco de congresso que une ciência, inovação e futuro da Dermatologia
-
ARTIGOS16 horas atrás
Brasil: Polarização e a Estrada do Caos – Reflexão sobre o extremismo político e a urgência do diálogo