13 de Agosto de 2025
Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Pesquisa custeada pela Fapemat utiliza técnica do “DNA ambiental” para identificar impacto do fogo no Pantanal

Publicados

MATO GROSSO

Uma pesquisa custeada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) avalia o impacto do fogo sobre a biodiversidade e o solo do Pantanal, com uma técnica moderna que utiliza DNA ambiental. O trabalho é feito por especialistas e estudantes de várias instituições de pesquisa e ensino, em parceria com técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o coordenador do projeto, professor doutor Leandro Battirola, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os pesquisadores utilizaram essa técnica para avaliar a melhor época de implementar queimadas prescritas a fim de auxiliar brigadistas e os agentes públicos na tomada de decisões estratégicas para o controle e combate aos incêndios florestais.

“A equipe realizou as queimadas prescritas em três épocas do ano para avaliar qual seria e melhor época do ano para implementar as queimadas com menor impacto para a biodiversidade, final do período chuvoso, período seco, e período de início das chuvas”, afirmou.

Leia Também:  Gefron apreende 615 quilos de drogas na fronteira com a Bolívia

Durante o trabalho, uma equipe coordenada pelo analista ambiental e especialista em Manejo Integrado do Fogo (MIF) Christian Berlinck realizava as queimadas e a outra, sob a coordenação do professor Marcos Soares e execução da doutoranda Sabrina Targanski, coletava amostras das cinzas e do solo nos locais onde o fogo queimava a vegetação.

O e-DNA ou DNA ambiental é uma mistura complexa de DNA genômico oriundo de organismos inteiros ou partes deles, presentes em amostras ambientais, como solo, água, ar, etc. Essa técnica é capaz de detectar a presença de diversos organismos em apenas 1 grama de solo. Traz inúmeras vantagens como rapidez, identificação, avaliação, monitoramento e proteção da biodiversidade local, permitindo melhor gerenciamento e conservação dos ecossistemas.

As coletas ocorreram em vários meses, após as queimadas prescritas, para que os pesquisadores conseguissem compreender se a biodiversidade impactada pelo fogo poderia se recuperar ao longo do tempo.

A composição das cinzas nas três queimas prescritas apresentou maiores concentrações de alguns elementos químicos (exemplo: B, Ca, K e outros). Os bioensaios ecotoxicológicos comprovaram a toxicidade das cinzas florestais em diferentes organismos. A composição e o pH alcalino podem explicar a toxidez detectada pela equipe. A sazonalidade tem influências distintas nas características e na ecotoxicidade das cinzas florestais.

Leia Também:  VÍDEO: Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, o Deputado Botelho, explicou à TV Toninho de Souza, porque não "Mudou de Partido" até agora? "não posso colocar meu mandato em risco", entenda

O uso do DNA ambiental permitiu identificar centenas de bactérias, fungos, e animais no solo do Pantanal.

A execução do projeto permitiu a capacitação e treinamento de brigadistas na implementação de queimadas prescritas como forma de manejo integrado do fogo para combater incêndios no Pantanal. A equipe contou com o apoio de brigadistas e guarda-parques do Sesc Pantanal Mato Grosso, local esse escolhido para realizar os experimentos de queimada prescrita.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

SBD CONNECT MT: Cuiabá será palco de congresso que une ciência, inovação e futuro da Dermatologia

Publicados

em

Nos dias 15 e 16 de agosto, a capital mato-grossense sediará o 1º SBD CONNECT MT, um evento inédito que promete transformar a forma como médicos dermatologistas se atualizam, se conectam e pensam o futuro da especialidade.
O congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional MT, reunirá grandes nomes da dermatologia brasileira em dois dias de programação intensa, marcada por conteúdo técnico, tendências estéticas, inovações científicas e gestão clínica.

A médica dermatologista Dra. Sullege Suzuki, membro da diretoria da SBD-MT e uma das palestrantes do evento, destaca o propósito do encontro. “O SBD Connect nasceu do desejo de ampliar o olhar da dermatologia para além da prescrição e do procedimento. É sobre ciência, mas também sobre visão estratégica, inovação com ética e, principalmente, conexão entre profissionais que desejam evoluir juntos.”

Além de compor a diretoria responsável pela organização do evento, a Dra. Sullege participará ativamente da programação, integrando discussões clínicas e ministrando palestra sobre tecnologias consagradas que evoluíram. “No primeiro dia, vou apresentar os avanços do laser NdYag e como ele tem transformado os resultados estéticos de forma segura e eficaz. Nossa proposta é mostrar como a ciência por trás da tecnologia pode potencializar ainda mais a prática clínica”, explica a dermatologista, que é referência em dermatologia integrativa e cuidados personalizados no Centro-Oeste.

Leia Também:  Três homens são baleados durante ataque em estabelecimento comercial

No dia 15, a programação contempla blocos voltados a procedimentos estéticos com base científica, uso de imunobiológicos, medicina regenerativa, dermato-oncologia, tecnologias consagradas como o Laser NdYag, além de tendências como K-beauty e cosméticos veganos. Nomes como Dra. Bhertha Tamura, Dr. Samir Arbache, Dra. Talita Pompermaier, Dr. Paulo Pacola e Dra. Geisa Marjorie (presidente da SBD-MT) fazem parte do time de especialistas. O dia também traz um bloco jurídico com orientações práticas sobre segurança legal na prática dermatológica.

Já no dia 16, o congresso será dedicado à gestão médica, liderança, inovação digital e posicionamento estratégico. A programação inclui discussões sobre inteligência artificial na prática clínica, modelos de negócios sustentáveis para clínicas dermatológicas e a presença médica nas redes sociais. As palestras serão conduzidas por especialistas como Dra. Sullege Suzuki e Dra. Vanessa Casteli, reforçando o papel do médico como líder e comunicador da sua própria marca profissional.

Participar de congressos como o SBD CONNECT MT é uma oportunidade valiosa para médicos dermatologistas se manterem atualizados com as práticas clínicas mais recentes, reforçarem sua atuação ética e técnica, além de fortalecerem seu networking com especialistas de todo o país. A presença em eventos científicos amplia repertório, inspira novos olhares e contribui diretamente para uma prática médica mais qualificada e segura.

Leia Também:  VÍDEO: Prefeitura de Cuiabá, Tribunal de Justiça e parceiros plantam mudas de árvores em rua de Cuiabá

Para conferir a programação completa, conhecer todos os palestrantes e fazer sua inscrição, acesse: https://www.sbdconnect.eventos.site/Home/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA